sábado, agosto 14, 2010

FALARES DO BRASIL


Na noite de ontem, 13.08, a TV Senado apresentou um programa sobre o português falado no Brasil, a incorporação de novas palavras ao nosso idioma e o falares regionais com suas variações, peculiaridades e gírias, sem perda da unidade nacional.

Não vou tratar dos nossos falares e apenas chamo a atenção do leitor para os diversos programas que são levados ao ar pela nossa TV Pública e a qualidade de seus programas que não guardam qualquer relação com a programação da nossa TV aberta privada com seus carros chefes voltados para o crime.

Por falar em programação da TV Aberta privada me vem à lembrança a entrevista levada ao ar pela TV Globo com a candidata Dilma, em horário nobre, quando o apresentador William Bonner procurou por todas as formas fritar a candidata do Presidente Lula, diferentemente do que ocorrera quando entrevistado José Serra, escolhido como candidato da grande imprensa que começa a cair pelo ralo das pesquisas de opinião.

Na campanha presidencial a grande imprensa nacional voltou os seus canhões contra o Governo Lula a alcançar a sua candidata, procurando a toda hora desacreditar as conquistas alcançadas e o grande salto na melhoria de vida da população menos favorecida.

O tratamento dispensado ao Brasil de hoje é diferenciado do Brasil de ontem quando os recursos públicos eram destinados a uma minoria em detrimento do direito da maioria, o que é facilmente identificado com as obras estruturais que são levadas a efeito na periferia. A favela da Rocinha no Rio de Janeiro é um exemplo. Ali o Governo Federal fez investimentos sérios com recursos do PAC I e a realidade foi transformada.

O horário político na TV e no Rádio vai iniciar e ai se diz ser o começo real da campanha eleitoral no Brasil. Se a campanha de Dilma começou a desabrochar fora do horário gratuito, as perspectivas são de crescimento pelo efeito das aparições que serão feitas pelo Presidente Lula, o que poderá ocasionar decisão ainda em primeiro turno.

O impacto do efeito Lula não vem refletindo apenas na campanha presidencial. Em grande parte dos Estados a repercussão é a mesma. Quem for candidato identificado com o Presidente Lula será beneficiado. Na Bahia os institutos de pesquisas dão uma grande dianteira ao Governador Jaques Wagner variando os seus percentuais acima de 40% das intenções de voto.

O certo é que pesquisa embora seja um retrato que revela a opinião do eleitorado em dado momento, na campanha presidencial parece que a tendência será da ratificação da candidatura de Dilma em 03 de outubro.

CIRCULO FECHADO. Com a inauguração do Comitê de Paulo Rangel na noite de hoje, se fecha o circulo de lançamento das candidaturas em Paulo Afonso. Primeiro foi o lançamento da candidatura de Luís de Deus, vindo em seguida a de Raimundo Caires, de Mário Negromonte e Mário Júnior, e agora, a de Paulo Rangel.

TRE-BA. Raimundo Caíres, ex-prefeito de Paulo Afonso, teve seu pedido de registro de candidato a deputado estadual impugnado pelo Ministério Público sob a acusação de ter suas contas rejeitadas pela Câmara Municipal. O Tribunal Regional Eleitoral rejeitou a impugnação e deferiu o pedido de registro de Raimundo. A Câmara Municipal de Paulo Afonso ao rejeitar as contas de Raimundo a “toque de caixa” se esqueceu de que em se tratando de julgamento a Constituição Federal garante o devido processo legal e o direito à ampla defesa.

EXAME DE ORDEM. Agora foi a vez de Igor Matos Montalvão. Igor, meu filho, ainda no 9º período do curso de direito se inscreveu para o exame de ordem da OAB-SE e foi aprovado na 1ª fase. Na noite de ontem, 13.08, recebeu o resultado da 2ª fase e foi aprovado. Ele irá concluir o curso de Direito na UNIT ainda no final do ano e logo que obtiver certificado de conclusão poderá fazer sua inscrição no quadro de advogados. Ainda no primeiro semestre Camila Matos Montalvão já houvera sido aprovada no exame de ordem e já é inscrita na OAB-BA. Não é preciso dizer que estou rindo a toa.

Paulo Afonso, 14 de agosto de 2010.

Fernando Montalvão.