O Instituto Datafolha jogou a toalha. Impossível continuar destoando tanto de todas as demais pesquisas. De um improvável “empate” apresentado na pesquisa anterior, o Datafolha se reposicionou. Pela primeira vez Dilma assumiu a liderança isolada na disputa. Dilma com 41% e Serra com 33% já é um resultado sustentável para os negócios do Grupo Folha. São oito pontos de diferença. Os analistas de plantão já começam a prever a vitória de Dilma no primeiro turno.
Alguns líderes do tucanato de alto coturno procuram desculpas pelo resultado. A entrevista do Jornal Nacional feita pelo casal 45, Bonner e Fátima, já está sendo apontada como bode espiatório. A pesquisa teria registrado a exposição na TV de Dilma, mas de Serra não teria dado tempo.
No fundo, eles precisam de uma explicação para a queda do candidato Serra (PSDB). Que tal a rejeição do neoliberalismo que Serra encarna? O eleitor pode não estar aceitando a ameaça de privatização contra a Petrobras, CEF e Banco do Brasil, por exemplo. O eleitor pode não estar aceitando as baixarias da campanha de Serra, aquelas bobagens de o PT estar ligado às FARC e ao narcotráfico. Pouca gente seria tão trouxa para se deixar enganar assim.
# posted by Oldack Miranda/Bahia de Fato