Léo Arcoverde e Folha de S.Paulo
do Agora
A Polícia Militar do Pará instaurou um procedimento administrativo para identificar os supostos policiais que aparecem em um vídeo obrigando três jovens a dançarem uma versão do hit "Rebolation", do grupo de axé Parangolé. As imagens foram postadas no YouTube no último sábado. Nelas, três jovens dançam, próximos a uma parede, enquanto um suposto policial canta. Pouco antes de ele começar a cantar, um outro homem, que não aparece, chama os garotos de "trio do baculejo".
O termo é usado nas regiões Norte e Nordeste para descrever o ato de busca pessoal feito por policiais. Por esse motivo, no refrão, o suposto PM canta "baculation", em vez de "rebolation".
Segundo o major Jorge Vasconcelos, da assessoria de comunicação da PM, a Corregedoria já sabe quem postou o vídeo. "As mães dos adolescentes que aparecem no vídeo foram à Defensoria Pública. Elas vão dizer o local no qual ocorreu a gravação. Com essa informação, vamos poder identificar qual era a equipe que estava lá", disse.
A PM informou que, pelas imagens, ainda não foi possível identificar os PMs, pois aparece apenas o braço de um deles. A assessoria da corporação não disse quais punições podem ser aplicadas aos policiais.