Valterci Santos / Agência de Notícias Gazeta do Povo
Rocha Loures realizou o primeiro transplante cardíaco no ParanáMorre, aos 66 anos, o cirurgião Danton Richlin da Rocha Loures
20/06/2010 | 18:50 | Gazeta do Povo atualizado em 20/06/2010 às 19:10Rocha Loures nasceu em 27 de outubro de 1943 em Joinville e era filho de Josino Alves da Rocha Loures e Carmen Richlin da Rocha Loures. Quando tinha 3 anos, a família se mudou para Londrina, no Norte do estado, onde seu pai trabalhou como médico. Já em Curitiba, se formou em Medicina e se dedicou à cardiologia. Em 1985 comandou a equipe que realizou o primeiro transplante de coração no Paraná, no Hospital Evangélico de Curitiba.
Rocha Loures realizou o primeiro transplante cardíaco do Paraná. Era professor titular de Cirurgia Torácica e Cardiovascular da UFPR e da Faculdade Evangélica de Medicina. Ultimamente o médico vinha realizando importantes pesquisas com uso de células tronco na Cardiologia. Era ainda membro da Academia Paranaense de Medicina, titular da Sociedade Paranaense e Brasileira de Cardiologia e de Cirurgia Cardiovascular e supervisor médico da unidade funcional de Cardiologia e Pneumologia do Hospital de Clinicas da Federal.
O velório será realizado na reitoria da Universidade Federal do Paraná e o sepultamento do corpo ocorre às 11h desta segunda-feira (21), no Cemitério Parque Iguaçu.
O médico era viúvo de Regina Schrappe da Rocha Loures e teve quatro filhas.
Fonte: Gazeta do Povo