quarta-feira, março 03, 2010

Toque de recolher vai a 18 h e população se arma

Chile amplia segurança

Agências

SANTIAGO -- Em uma tentativa de conter a escalada de saques violentos que assusta os moradores de Concepción, a segunda maior cidade do Chile, o governo voltou a aumentar ontem o toque de recolher para 18 horas na região, restringindo a livre circulação ao período das 12h às 18h. Com medo, a população começou a se organizar em grupos armados na cidade.

Diante da reclamação de que os crimes são motivados pela demora na entrega de ajuda, o governo ampliou o número de militares enviados àquela área --cerca de 14 mil, desde anteontem.

No centro da região mais atingida pelo terremoto de sábado, Concepción foi palco de uma explosão de roubos que envolveu milhares de pessoas e teve como alvo não só alimentos mas também bens como eletrodomésticos. Os moradores montaram barricadas e acenderam fogueiras, na tentativa de espantar os criminosos.

"Os soldados chegaram, mas não conseguiram organizar a situação. Meus vizinhos estão se organizando para se defender, porque pessoas começaram a roubar as casas", afirmou a professora Caroline Contreras, 36.

Carregamentos de comida, cobertores e materiais médicos estão sendo enviados a cerca de 2 milhões de vítimas, segundo o governo chileno.

Resgate
Os bombeiros resgataram ontem 79 pessoas dos escombros de um prédio que desabou em Concepción. O chefe da equipe, Juan Carlos Subercaseaux, disse à imprensa que foram encontrados sete corpos entre os escombros do 'Alto Río', como se chamava o prédio, localizado no centro da cidade. Segundo ele, falta agora encontrar seis moradores do edifício, que foi entregue no ano passado e tinha 80 apartamentos.

Fonte: Agora