Agências
Pesquisa divulgada ontem pela revista "Sleep", da Academia Americana de Medicina do Sono, comprova que idosos em boas condições de saúde precisam dormir menos do que adultos jovens e têm menos chance de terem sonolência durante o dia.
Conforme o estudo realizado na Clinical Research Center da Universidade de Surrey, no Reino Unido, o tempo de sono diminui com a idade.
Por dia, adultos com idades entre 66 e 83 anos dormem cerca de 20 minutos a menos que adultos entre 40 e 55 anos. Já os integrantes deste último grupo dormem 23 minutos a menos que jovens entre 20 e 30 anos. A pesquisa foi feita com 110 adultos saudáveis e sem problemas de sono. Todos foram observados em um período de oito horas.
Ainda conforme o estudo, o sono profundo também diminui com a idade e os idosos acordam com mais frequência à noite. Mesmo dormindo menos e acordando mais, a pesquisa reforça a tese que "não é normal para as pessoas mais velhas sentir sonolência durante o dia".
Ao terem o sono interrompido por duas noites, todos os grupos tiveram sonolência o que, diz o estudo, revela que os idosos não precisam dormir mais, mas problemas no sono trazem efeitos em qualquer idade.
Fonte: Agora