sexta-feira, dezembro 18, 2009

Salários e bonificações do Presidente da Fifa

Como jornais da Europa e correspondentes de jornais brasileiros, dizem, “quanto ganha Blatter como presidente da Fifa é um segredo guardado a sete chaves” (textual) vou revelar o que sei sobre o assunto.

Salário mensal: 200 mil dólares, livre de imposto. Portanto, 2 milhões e 400 mil dólares por ano. Apenas para comparação e estarrecimento: o presidente dos EUA ganha 430 mil dólares POR ANO, POR ANO, sujeito a imposto de renda.

Outra comparação: os executivos das grandes empresas, principalmente americanas, ganham de 4 a 5 milhões de dólares de bonificações de fim de ano. Fora o que recebem em ações. As empresas que foram beneficiadas pelo governo, (depois do que se chamou de crise) não podem passar de 1 milhão, fora todo o resto.

Um exemplo entre centenas: o representante do Banco da Suíça no Brasil, (São Paulo) recebeu em 2007, de “bonificação pelos resultados”, 10 milhões de dólares. Em 2008 e agora, 2009, essa bonificação foi reduzida, não consegui saber para quanto.

Aposentadoria – Blatter se aposentou em 1998, pouco antes da posse. Era funcionário antigo, embora jamais entrasse nos seus sonhos chegar a presidente da Fifa. Foi relativamente modesta, correspondente a 25 mil dólares, logicamente mensais. O salário pela presidência, completamente separado, como acontece com qualquer cidadão que se aposenta e continua a trabalhar. Na mesma empresa (no caso a Fifa) ou em outra qualquer.

Plano de Saúde – O do presidente Blater foi feito com empresa especializada, se chama de ETERNO. Quer dizer: paga uma vez, para sempre e cobre tudo, até que o cliente não precise mais. Custou 1 milhão e 200 mil dólares, pode parecer elevado, mas não é.

Façamos cálculos simples. Um Plano de Saúde razoável, para um homem com a responsabilidade de Blater, não custa menos de 8 mil dólares, portanto 13 mil reais mensais ou 96 mil dólares anuais. Como Blater já tem esse Plano há 11 anos, já teria gasto mais de 1 milhão de dólares. Está “no lucro” nesse tempo, e nos tempos que virão, todos esperam que sejam longos.

Viagens – Antes de ser presidente, Blatter morava em Zurique, hoje vive no mundo. Não usa talão de cheque nem cartão, corporativo ou não. Tudo é cobrado diretamente da Fifa. Suas viagens são agendadas por várias secretárias, sempre no melhor hotel, seja onde for. Não existem diárias normais ou taxas extras, ele nem sabe o que é isso.

* * *

PS – Além de todas as viagens oficiais, Blatter tem uma diversão, que pratica duas vezes por semana, lógico, quando tem tempo. Mora na Suíça, acorda cedo, telefona para um amigo em Paris, Londres, Roma, pergunta: “Vamos almoçar?”. Como a resposta é sempre positiva, manda preparar o jatinho, vai e volta no fim da tarde.

PS2 – Detalhe sobre o Plano de Saúde. Paga 1 milhão e 200 mil dólares adiantados. A empresa investe, Blater entra no hospital de qualquer país, é tratado pelos melhores médicos e operado sempre pelo mais importante cirurgião. Tudo incluído.

Helio Fernandes/Tribuna da Imprensa