quarta-feira, novembro 18, 2009

Judiciário federal em greve por tempo indeterminado

Redação CORREIO

Em assembleia geral com mais de 200 servidores do Judiciário Federal, realizada na última quinta-feira (12), a categoria informou nesta terça-feira (17) que decidiu entrar em greve por tempo indeterminado a partir de amanhã.
Segundo comunicado, os objetivos da greve são: Envio do Projeto de Revisão de Cargos e Salários da categoria ao Congresso Nacional, sem redução de direitos; Equiparação salarial com o Legislativo e com algumas carreiras do Executivo; e contra o PLC 611, em tramitação no Senado Federal, que congela o salário do funcionalismo federal, por 10 anos. Uma reunião com o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Mendes, foi agendada para a quinta-feira (19), às 16h, no próprio STF. Na reunião, representantes dos sindicatos da categoria e da Fenajufe (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União) vão explicar a situação dos servidores e solicitar o envio imediato do Projeto de Cargos e Salários ao Congresso Nacional. Já no dia 20, a categoria se reúne às 13h, na Justiça Federal (Sussuarana) para debater o resultado desta audiência e decidir se a greve permanece ou não. Durante a greve, atendimentos deixam de ser feitos e mais de mil audiências não são realizadas, por dia, na capital e interior do estado.
Apenas os serviços emergenciais - como emissão de habeas corpus, liminares e mandatos de segurança, por exemplo - estarão à disposição da população. O andamento de todos os processos trabalhistas do Judiciário Federal da Bahia estarão paralisados assim como estarão suspensas as emissões de título de eleitor e atendimento nos cartórios eleitorais de todo estado.
Fonte: Correio da Bahia