A prefeita de Magé (RJ), Núbia Cozzolino (PMDB), deixou o cargo neste sábado, três dias após decisão do Tribunal de Justiça (TJ) do Estado determinar sua saída. O vice, Rozan Gomes da Silva, assumiu o posto. As informações são do RJTV.
Na sexta-feira, após Núbia continuar na prefeitura mesmo com a decisão, o TJ determinou seu afastamento imediato do cargo e, se fosse preciso, com o apoio do Batalhão da Polícia Militar e do delegado de polícia da cidade. A política foi afastada por decisão unânime.
Núbia Cozzolino é acusada pelo Ministério Público estadual de formação de quadrilha e peculato em razão de fraudes na folha de pagamento do município e em licitações na compra de uniformes escolares.
A decisão da seção criminal determina que oficiais de Justiça impeçam que ela continue no cargo, que deverá ser ocupado pelo vice-prefeito, Rozan Gomes da Silva.
"No que diz respeito ao que foi decidido pela seção criminal, cabe ser esclarecido que a então prefeita e agora ré no processo em referência, sra. Núbia Cozzolino, foi afastada do cargo para o qual foi eleita", diz o acórdão do colegiado de desembargadores.
O Judiciário fluminense adotou essas medidas tendo em vista que o vice-presidente da Câmara de Vereadores de Magé, Waldeck Ferreira de Mattos, e o vice-prefeito não cumpriram a ordem judicial.
Redação Terra