domingo, maio 31, 2009

Recife registra surto de conjuntivite causado por vírus

Redação CORREIO
Um surto causado por um vírus fez dos óculos acessório obrigatório nas ruas de Recife. Dos 800 pacientes atendidos por dia em uma clínica do SUS na capital pernambucana, 600 apresentam os sintomas de conjuntivite.
A demanda na unidade de saúde triplicou nas últimas semanas. Nas outras emergências da cidade, os casos de conjuntivite representam 95% dos atendimentos. Fazia tempo que os médicos não viam um surto durar tanto tempo assim.
“A gente presenciou um surto há cerca de cinco, seis anos atrás. Bastante semelhante, mas este está surpreendendo pela quantidade de pacientes contaminados”, afirma o médico Alexandre Ventura. Os sintomas logo podem ser identificados: olhos inchados, vermelhos e muita irritação.
Apesar de ser uma doença de tratamento simples, a conjuntivite incomoda e se espalha rapidamente. Famílias inteiras são contaminadas. A contaminação se dá pelo contado do vírus com os olhos, por isso a maneira mais fácil de evitar o contágio é manter as mãos longe do rosto.
Lavar os olhos com compressa de água gelada, que deve ser filtrada ou fervida ou com soro fisiológico, diminui o desconforto, mas só um médico pode indicar o melhor tratamento para cada caso. “Evitar compartilhar toalhas, fronhas, utensílios domésticos de pessoas que possam estar contaminadas, a fim que se evite a transmissão do vírus”, explica a médica Roberta Ventura.
(com informações do G1)
Fonte: Correio da Bahia