Agência Brasil
SALVADOR - A chuva continua castigando algumas cidades do Nordeste. Nesta quarta-feira, o prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro, decretou situação de emergência em decorrência dos temporais. De acordo com a Defesa Civil da cidade, as fortes chuvas deixaram 18 famílias desabrigadas. Além disso, são mais de 400 áreas de risco identificadas.
Segundo informações da prefeitura de Salvador, o acidente mais grave ocorreu nesta terça-feira em Gamboa de Baixo, bairro no centro da cidade. Uma criança de quase dois meses morreu por conseqüência dos ferimentos provocados após a queda de uma pedra sobre o telhado da casa onde morava.
Para pedir apoio ao estado, o prefeito se reuniu na tarde de hoje com o vice-governador, Edmundo Pereira. Durante a reunião, o prefeito destacou que as ações mais urgentes são na área de infra-estrutura.
Segundo a prefeitura, a chuva aumentou o risco de desabamento de alguns imóveis tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), localizados no centro histórico da cidade. Para evitar que isso ocorra, a Procuradoria geral do Município vai entrar em contato com o Iphan e com o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac).
Após a reunião, o governo do estado se encarregou de realizar a limpeza de canais e solicitou o levantamento dos estragos provocados pela chuva. A prefeitura também informou que o vice-governador se comprometeu a ajudar o município com doações de cestas básicas, cobertores e colchões.
De acordo com o 4º Distrito Regional do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) o índice de chuvas para abril, em Salvador, já atingiu os 439 milímetros, superando os 326 esperados para o mês. Ainda segundo o instituto, a chuva deve continuar até o final da semana.
fonte: JB Online