Paixão Barbosa
Justiça, Nelson Pelegrino, Secretaria de Justiça
Já está realmente confirmado que o deputado Nelson Pelegrino (PT) vai assumir a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos. Ele praticamente se despediu das suas atividades parlamentares em 2009 nesta quinta-feira, ao apresentar o seu relatório final das atividades da CPI dos Grampos.
Curioso quanto às suas motivações para deixar o mandato de deputado federal e ocupar um cargo que não tem apelo político - já teve, quando a Secretaria de Justiça era a articuladora política dos governos - andei perguntando e fiquei sabendo que uma das razões poderia ser a pressão familiar. O deputado está prestes a ser pai e a família estaria pressionando para que ele fique mais tempo na Bahia.
Pelo lado do interesse política fala-se numa possível disputa interna entre as correntes Democracia Socialista (de Walter Pinheiro) e a Esquerda Democrática Popular (de Pelegrino) pelos espaços na administração estadual.
O certo é que ele assume na quarta-feira já com data marcada para sair: em abril de 2010 vai se desincompatibilizar para disputar a eleição. Não se sabe qual o cargo.
Fonte: A Tarde