Redação CORREIO
O deputado Michel Temer (PMDB-SP) foi eleito presidente da Câmara, em primeiro turno, na tarde desta segunda-feira (02), com 304 votos, no total de 509 parlamentadres votantes. Com isso, o PMDB comandará as duas casas, já que José Sarney foi eleito presidente do Senado Federal.O deputado Ciro Nogueira (PP-PI) ficou com 129 votos e o deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) teve 76 votos.
(Michel Temer é eleito presidente pela terceira vezFoto: Antonio Cruz/ABr)
Em seu discurso de pose, Temer disse que não eleito pelo PMDB e para defender as teses do PMDB, e sim, para representar a Câmara. 'Os interesses do país estão acima dos interesses partidários', declarou o novo presidente da casa.
O peemedebista comentou que os parlamentares precisam debater projetos e encontrar soluções para enfrentar a crise econômica mundial. 'Nossa casa precisa enfrentar uma resistência à esta crise e evitar que os seus impactos sejam maiores no Brasil', frisou.
AliançaPara chegar a presidência da Câmara Federal, Temer formou uma aliança com 14 partidos, de oposição e da base governista. A eleição do peemedebista integra o acordo também feito com o PT em 2007, quando foi eleito Arlindo Chinaglia (PT-SP). Para esta eleição seria a vez do PMDB indicar um nome.
Esta é a terceira vez que Michel Temer assume a presidência da Câmara. Ele foi eleito para o cargo em 1997 e em 1999, tendo sido presidente por quatro anos.
PMDB comandará as duas casas LegislativasCom a eleição de Michel Temer, o PMDB vai comandar as duas Casas, uma vez que José Sarney (PMDB-AP) foi eleito presidente do Senado, nesta segunda-feira (2) com 49 votos. Seu adversário na disputa, o petista Tião Viana (AC), recebeu 32 votos. (Sarney bateu candidato petista A vitória de Sarney pode abalar a base aliada do governo. O senador rompeu um acordo entre o governo e o PMDB, que previa a troca de apoio nas eleições da Câmara e o Senado e que vinha da legislatura anterior.
(Com informações do G1 e da Agência Brasil)/Correio da Bahia