Da Redação
De saída da presidência do Senado, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) conseguiu colocar em prática um antigo projeto da Casa de expansão da Rádio Senado pelo país. A primeira cidade contemplada é Natal - o principal colégio eleitoral do senador potiguar. O negócio custou R$ 550 mil em dinheiro público.
A maior parte do valor é referente ao aparelho de transmissão que capta o sinal via satélite da Rádio Senado e o retransmite para a região metropolitana de Natal. A rádio retransmite desde novembro a programação produzida em Brasília.
Garibaldi disse que, depois de assumir a presidência da Casa, solicitou a instalação de um retransmissor em Natal.
- Sobre a rádio, eu juro para você que eu não sabia. Muito menos que Natal era a primeira capital a ter transmissão - disse.
Afirmou que a rádio não lhe traz votos porque tem baixa audiência, pois não é voltada para classes mais populares.
O projeto de expansão da rádio e da TV Senado foi aprovado pela Mesa em 2004. Na época, foi constituída uma comissão formada por 11 servidores do Senado. Eles foram responsáveis por viabilizar a instalação de transmissores em todas as capitais do país. Até então, só o projeto da TV havia conseguido sair do papel. Atualmente, há canais da TV Senado em nove capitais.
Em princípio, o transmissor usado em Natal deveria ser instalado no Rio, que tem 6 milhões de habitantes, contra 798 mil da capital potiguar. Isso não ocorreu devido a desentendimentos com a TV Brasil.
Segundo secretário de Comunicação do Senado, Helival Rios, quem decidiu instalar o transmissor em Natal foi a comissão de servidores.
Fonte: Diário Catarinense (SC)