sábado, dezembro 27, 2008

Férias de Sarkozy agitam novo "point" baiano

ITACARÉ (BA) - A região de Itacaré vive um boom turístico que pode ser potencializado ainda mais com a visita do presidente francês, Nicolas Sarkozy. A Praia de Itacarezinho, onde ele se hospeda, corre o risco de virar a Praia do Sarkô.
Além do badalado Txai Resort, onde o francês se hospeda, há locais de sonho na região, como os resorts Aldeia do Mar e Aldeia da Mata. As belezas naturais já seduziram astros como Elijah Wood (O Senhor dos Anéis) e Orlando Bloom (Piratas do Caribe).
Os cantores Paulo Ricardo (ex-RPM) e Durval Lélis (Asa de Águia) têm casas no local. Atraídos pela promessa de praias privativas e um paraíso isolado, VIPs de todos os quadrantes aterrissam na região constantemente, como já o fizeram as atrizes Malu Mader, Luma de Oliveira e Juliana Paes, o ex-tenista Guga e o ator Vincent Cassel.
Para garantir sua privacidade, alguns estabelecimentos exageram. Em 2003, no Txai Resort, um fotógrafo da revista Caras, Cassiano Barbosa de Sousa, foi espancado por seguranças e ameaçado de morte, segundo contou à polícia.
A cidadezinha de Itacaré, de pouco mais de 20 mil habitantes, possui uma área de pequenos bistrôs, cafés e lojas, a Pituba, que lembra os bons tempos de Arraial D'Ajuda e Trancoso. Hippies, rastafaris, surfistas e estrangeiros de todos os quadrantes enchem a rua à noite, num clima tranqüilo e respeitoso.
Para coroar esse fascínio, está em construção um empreendimento com 41 bangalôs, 17 vilas e 64 piscinas na Praia da Engenhoca, que poderá se tornar um dos 10 melhores destinos turísticos do mundo, na avaliação do jornal "The New York Times".
Trata-se de um "segundo descobrimento" português no Brasil. O resort, lançado pela família Vaz Guedes, vai ter ainda um restaurante, um beach club e um spa com 1.500 metros quadrados. Financiado pelo Banco do Nordeste, tem custo estimado em R$ 100 milhões até agora.
Por conta de desobediência a regras do Ibama, no entanto, a construção está embargada desde junho de 2008. Estima-se que a obra será retomada em março. Da praia da Engenhoca são visíveis os bangalôs e as vilas de concreto cortando a mata.
A região é um santuário ambiental. Em alguns pontos da estrada, os ambientalistas fizeram pontes de cordas sobre a pista para que os macacos possam passar de um lado para outro - o morticínio de animais é muito grande.
A comitiva presidencial francesa continua agitando a região. Na noite de Natal, o pai da primeira-dama, o italiano Maurizio Remmert, foi ao forró na cidade, mas Carla Bruni e seu marido não saíram do resort.
Fonte: Tribuna da Imprensa