Da Redação
A Rede Bandeirantes de Televisão tem exibido, durante toda a semana, no Jornal da Band e no Jornal da Noite, reportagens informando que a Polícia Federal (PF) abriu inquérito para apurar suspeita de fraude nas eleições em Caxias, no Estado do Maranhão. Conforme a matéria, exibida em rede nacional, relatórios mostram que urnas eletrônicas foram violadas mesmo depois de lacradas. Um vereador não teve o próprio voto computado.
A matéria revela ainda que as urnas foram ligadas antes da eleição, tiveram lista de códigos digitais e programas alterados. Dois técnicos da Universidade de São Paulo (USP), acionados pela emissora, confirmam as suspeitas.
A PF mandou as urnas para perícia técnica e caso seja comprovada a violação promete punir os autores do crime. Uma possível anulação da eleição vai depender do Ministério Público Federal (MPF).
A reportagem lembra que, dos 12 vereadores de Caxias, 11 se elegeram com apoio do prefeito reeleito Humberto Coutinho (PDT), que não quis falar sobre o caso. A presidente do TRE do Maranhão, desembargadora Cleonice Silva Freire, e o presidente do TSE, ministro Carlos Ayres Brito, também não quiseram se pronunciar.
Fonte: O Jornal (AL)