O prefeito de Itaperuna (RJ), Jair Bittencourt (PP), é suspeito de ter cometido crime eleitoral, ao deixar R$ 159,3 mil em um quarto de hotel no município. O dinheiro foi encontrado no início da manhã de hoje (4) por integrantes do Ministério Público Eleitoral (MPE) e da polícia, no quarto 302 do Hotel Caiçara.
Duas maletas continham notas de R$ 100, 50, 10 e 5, e foram apreendidas por suspeita de que o dinheiro seria usado para a compra de votos. A Justiça Eleitoral foi informada de que o prefeito havia entrado no quarto na noite de ontem, com duas malas.
A apreensão foi determinada pela juíza eleitoral Sheila Draxler, mas Bittencourt não se encontrava mais no hotel. Ele não está concorrendo nesta eleição, mas apóia o candidato à prefeitura Elias Daruis. As informações foram divulgadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio de Janeiro.
A juíza afirmou que os primeiros depoimentos prestados por testemunhas comprovam que o prefeito realmente esteve no local. 'Já houve oitivas que apontam indícios de que ele realmente esteve no quarto 302', disse Sheila, que pretende chamar Bittencourt para explicar o ocorrido.
Segundo ela, a premissa inicial é de que o dinheiro seria usado para coação de eleitores, para a compra de votos. O promotor que está acompanhando o caso é Marcio Ferreira Fernandes, de Itaperuna.
Em nota, o prefeito afirmou que os valores apreendidos são de 'origem pessoal e que não têm nenhuma conotação política e que será compovada sua origem no momento oportuno'. Informou também, na nota, que não é candidato à reeleição e que vem sofrendo perseguição política por parte de seus adversários.
(Com informações da Agência Brasil)
Fonte: Correio da Bahia