segunda-feira, setembro 22, 2008

Lula diz que DEM é “oportunista”


Lula com Marta, Aldo Rebelo e Chinaglia: mais críticas à oposição (Luciano Andrade/Divulgação)
O presidente Lula voltou a criticar o DEM em suas aparições como cabo eleitoral dos candidatos do PT às eleições municipais. Hoje (20) pela manhã, em São Paulo, ao lado de Marta Suplicy, ele disse que o partido tem representantes “oportunistas” porque estão usando imagens dele em suas campanhas.

“Até o pessoal do DEM está com fotografia minha. De dia, me xingam na Câmara e no Senado. De noite, distribuem santinhos do Lula nas ruas das cidades. Eles não tem lado porque são oportunistas", afirmou ele em comício na zona norte da capital paulista.

Ontem à noite, o presidente acusou o vice-líder do DEM no Senado, José Agripino (RN), de fazer o “jogo sujo da política”. O oposicionista apóia Micarla Souza (PV), na disputa em Natal, que está à frente de Fátima Bezerra (PT).

Em São Paulo, Lula deu apoio a Marta, que está com 37% das intenções de voto, segundo a última pesquisa do Datafolha. No bairro da Cachoeirinha, na zona Norte, o presidente disse que as propostas da candidata petista são “copiadas” pelos adversários – os principais são Geraldo Alckmin (PSDB) e Gilberto Kassab (DEM).

“Os outros programas de TV que aparecem depois dela vão tratando as propostas de Marta e todas as experiências bem sucedidas do Brasil como se fossem deles”, disse o presidente. “Eles estão brincando com a nossa inteligência.”

No palanque de Marta, estava o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP). Ele seguiu a estratégia petista de vincular a candidatura dela com o governo federal, já que o presidente Lula tem 64% de aprovação popular.

“Uma parceria de Lula com São Paulo significa, acima de tudo, trazer para a cidade um projeto de desenvolvimento que o presidente está implantando no Brasil”, disse Chinaglia. “São Paulo, hoje, não está alinhada com o governo Lula. Mas com Marta, vai ficar.”
Fonte: congressoemfoco