quinta-feira, agosto 07, 2008

Lula sustenta elevado índice de aprovação

Ibope mostra que 61% dos entrevistados na capital baiana aprovam o desempenho do governo federal


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue com elevados índices de confiança da população, revela a pesquisa Ibope, divulgada ontem. Para 20% das pessoas ouvidas, a administração do governo federal é ótima; para 41% é boa. A soma entre ótimo e bom, portanto, atinge 61% dos entrevistados. Na avaliação de 25% das pessoas ouvidas, excluvivamente na capital baiana, o desempenho da equipe de governo é regular. Para 3% dos entrevistados, a administração é ruim e para 9%, ela é péssima.
O governo do presidente Lula avança em seu segundo mandato com saldo expressivo de avaliação, confirmando altos índices de credibilidade. Isso ocorre apesar das preocupações mais recentes em torno da volta da inflação. Ou seja, está mantida a percepção de que a vida teria melhorado nos últimos dois anos.
A avaliação positiva do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva se mantém estável, indica a série mais recente de pesquisas do Ibope. No mês de junho, o governo do petista registrou avaliação positiva de 58%, assim como em março – quando o índice foi considerado o mais alto desde março de 2003, primeiro ano de Lula na Presidência da República. Somente 12% dos entrevistados avaliaram o governo federal como ruim ou péssimo, enquanto 29% consideraram a condução do governo como “regular”, mostrou o instituto de pesquisa.
Na edição do Ibope, divulgada em março, 58% dos entrevistados avaliaram o governo Lula como positivo. Outros 30% consideraram o governo regular, enquanto 11% avaliaram como ruim ou péssimo. Em março de 2003, o índice de aprovação ao governo federal foi de 51% – o que foi considerado um crescimento considerável para a avaliação do governo federal.
A aprovação ao presidente Lula também se manteve estável. No total, 72% dos entrevistados aprovam a maneira do presidente governar o país, assim como em março deste ano – quando 73% aprovaram o presidente. Somente em março de 2003, a avaliação pessoal do presidente obteve índice maior, de 75%. Em junho do ano passado, a avaliação de Lula foi aprovada por apenas 66% dos entrevistados.
Numa escala de zero a 10, a pesquisa aponta nota média de 7 para o governo do presidente Lula. Na última edição da pesquisa, em março, a nota esteve tecnicamente empatada em 7,1.
O índice de confiança no presidente Lula também se manteve estável em 68%, o mesmo patamar registrado em março. Apenas 29% dos entrevistados afirmaram que não confiam em Lula. Em dezembro do ano passado, o índice de confiança no presidente foi de 60%. Já em abril de 2006, o índice registrou 62%.
Bahia - O governo Jaques Wagner (PT) também foi avaliado pelo levantamento Ibope/TV Bahia, divulgado ontem. Segundo os dados apurados, 42% das pessoas entrevistadas consideram o atual governo regular, enquanto 24% acham a gestão petista boa, 17% péssima e 8% ruim. Não souberam responder 3%. A maior rejeição do governo está entre o eleitorado com idade entre 25 e 29 anos, com 47%, e 30 a 39 anos, com 45%. Realizada entre 2 e 4 de agosto, a sondagem ouviu 602 eleitores na capital baiana. A margem de erro é de 4% para mais ou para menos. Foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número 220/2008.
Fonte: Correio da Bahia