terça-feira, julho 22, 2008

TRE-BA tenta cassar 249 candidatos

Vítor Rocha, da Redação
Além dos pedidos de impugnação das candidaturas de João Henrique (PMDB) e Lídice da Mata (PSB), vice na chapa de Walter Pinheiro (PT), o Ministério Público Estadual (MPE) tenta cassar mais 247 registros de candidatos a vereador de Salvador, dos 880 requeridos à Justiça Eleitoral.
As ações foram protocoladas pelas promotoras Joseane Suzart, Márcia Câncio e Márcia Varjão, na 18ª, 8ª e 14ª zonas eleitorais, respectivamente. Os candidatos têm sete dias, a partir da notificação, para apresentar defesa. A promotora Márcia Varjão analisou 306 processos e pediu a cassação de 122 postulantes à Câmara Municipal.
Lídice - Na segunda-feira, 21, Lídice da Mata não foi localizada pela reportagem, mas sua assessoria de imprensa informou que ela ainda não foi notificada oficialmente pela Justiça Eleitoral. Lídice corre risco de ter seu registro de candidatura cassado por falta de pagamento de multa de R$ 21,2 mil por propaganda antecipada.
No entanto, a assessoria de imprensa dela garante que a multa foi parcelada e que a primeira parcela foi paga em 10 de julho, data em que o comprovante teria sido enviado à Justiça Eleitoral.
Dentre os outros registros questionados por Márcia Varjão, a maioria é por falta de quitação eleitoral. “Isso ocorre porque o candidato não votou nas últimas eleições ou foi candidato e não prestou contas dos gastos de campanha”, explica. Falta de documentos e desrespeito ao prazo de afastamento da função pública por parte de servidores candidatos foram outras irregularidades encontradas.
Fonte: A TARDE