Ciclone extratropical deixa centenas de desabrigados no Sul do país
Os municípios de Ermo e Arroio do Silva, no Sul de Santa Catarina, decretaram situação de emergência devido aos efeitos do ciclone extratropical que atinge a Região Sul do país. Segundo a Defesa Civil, 31 municípios relataram prejuízos, com possibilidade de Jacinto Machado e Paulo Lopes também anunciarem situação de emergência. A situação mais crítica é em Ermo, onde a chuva destruiu casas, um posto de saúde, alagou ruas e deixou, pelo menos, 40 famílias desabrigadas – que foram alojadas no prédio da prefeitura.
Em Jacinto Machado, quatro famílias deixaram suas casas, devido a alagamentos, e pelo menos 300 ficaram ilhadas, com a elevação do Rio da Pedra. Segundo o diretor do Departamento Estadual de Defesa Civil, capitão Márcio Luiz Alves, desde quarta-feira Santa Catarina está em situação de alerta, devido ao ciclone.
O Rio Grande do Sul foi outro Estado afetado pelo ciclone, com 22.500 pessoas desalojadas. Outras 1.600 estão desabrigadas. O maior número de vítimas é de moradores da região metropolitana de Porto Alegre.
Na noite de ontem, cerca de 247 mil pessoas estavam sem energia elétrica no Estado. De acordo com as três empresas responsáveis pela distribuição da energia, os desligamentos foram causados pelo mau tempo, como rompimento de cabos e quedas de árvores.
Fonte: JB Online