Tribuna da Bahia e equipe
“Segunda do terror”
A sessão do Tribunal Pleno para julgamento de ações contra prefeitos baianos, que aconteceria hoje, foi adiada para a próxima segunda-feira, dia 5. A sessão, que ocorre na primeira sexta-feira de cada mês, também chamada de “sexta-feira do terror”, foi remarcada, segundo a assessoria da desembargadora Sílvia Zarif, presidente da instituição, em função da suspensão do expediente do Tribunal de Justiça por conta do feriado de ontem.
27 processos
Com base nas denúncias formuladas pelo Ministério Público Estadual, na pauta de julgamento estarão 27 processos, dentre eles ações penais originárias contra os prefeitos Jarbas Barbora Barros (Itacaré), Manoel Dantas Cardoso (Gandu), Rosângela Maia de Abreu (Euclides da Cunha), Luiz Carlos Caetano (Camaçari), Antônio José do Prado (Pau Brasil) e Marcos Venicios Teles (Palmeiras).
Queixa-crime
Será apreciada, ainda, uma queixa-crime contra o prefeito de Iaçu, Adelson Souza de Oliveira, e julgados os embargos de declaração na ação penal originária contra o prefeito de Riacho de Santana, Paulo Sérgio Godin Castro.
DEM versus PT
Pelo menos quatro partidos de oposição em Vitória da Conquista têm pré-candidatos à prefeitura, mas o deputado Clóvis Ferraz, que lançou sua candidatura pelo DEM, espera reuni-los numa grande frente para derrotar o deputado federal e ex-prefeito Guilherme Menezes, do PT, que tentará voltar ao cargo no pleito de outubro. Somando os mandatos de Menezes e do atual prefeito , José Raimundo, os petistas governam o município há 12 anos.
Candidaturas postas
Ferraz tem dialogado com todos os competidores, e na semana passada fez uma reunião com representantes de 11 partidos. Por enquanto, na cidade, fala-se nas candidaturas do radialista Herzen Gusmão (PSDB), do ex-vereador Nelson Brito (PSC) e do ex-deputado Coriolano Sales (PR), além de dois postulantes do PMDB: o reitor da Uesb, Ab el Rebouças, e o vereador Edvaldo Ferreira, presidente municipal da legenda.
Simões filho
Mariza Pimentel, ex-secretária de Educação de Simões Filho, esteve reunida com o presidente estadual do PMDB, Lúcio Vieira Lima, para acertar detalhes do lançamento de sua pré-candidatura à prefeitura do município. A coligação Frente Democrática Popular (PMDB, PSB, PPS, PTC, PRTB), criada recentemente para apoiar Mariza, fará uma grande festa para oficializar o nome da ex-secretária - na primeira quinzena de maio- com a presença da maior liderança peemedebista no Estado, o ministro Geddel Vieira Lima.
Novos Caminhos I
Depois do Seminário “Gestão Pública Eficiente”, realizado em abril, o PSDB da Bahia, através do Instituto Teotônio Vilela, retoma o Ciclo de Seminários “Salvador 2009 - Novos Caminhos”. O partido trará agora a Salvador nomes como o ex-ministro da Educação e deputado federal pelo partido Paulo Renato Souza, a secretária de Educação de Curitiba, Eleonora Bonato, e a prefeita do município de Mortugaba (BA), Rita de Cássia Cerqueira (PSDB). Esses e outros convidados farão um debate, mediado pelo ex-prefeito de Salvador e presidente Estadual do PSDB Antonio Imbassahy, sobre o tema “Educação: O Desafio da Qualidade”.
Novos Caminhos II
O evento tucano acontecerá na próxima segunda-feira, no auditório da Faculdade da Cidade do Salvador (Praça da Inglaterra, Comércio), às 19h. Participam ainda do evento o ex-governador da Bahia Roberto Santos, a ex-secretária municipal de Educação e Cultura de Salvador Dirlene Mendonça, a jornalista Izabel Portela, fundadora do Instituto Íris, o educador e apresentador de TV Jorge Portugal e a diretora de Graduação da Faculdade de Tecnologia e Ciências de Salvador, Rosemary Ramos.
Souto na TV
O presidente do Democratas da Bahia, o ex-governador Paulo Souto, foi o entrevistado do programa Assembléia Entrevista com o apresentador Humberto Pinheiro, da TV Assembléia, canal 16, da NET. Antes da entrevista, o líder político se reuniu com a Bancada de Oposição na Liderança da Minoria, no Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães. Entre os assuntos tratados, Paulo Souto falou sobre seu período como governador, o atual governo, as ações que estão sendo continuadas pelo governo do PT, entre outros assuntos.
Combate à dengue
O deputado estadual Heraldo Rocha (DEM) cobrou coerência do secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla, sobre o combate à dengue na Bahia. Enquanto o secretário afirma que a situação está sob controle, o Ministério da Saúde enfatiza que a Bahia está prestes a entrar numa epidemia de dengue, confirmando o que diz o secretário municipal de Saúde, José Carlos Brito que enfatiza que a situação na capital é grave. “E a situação n ão é grave apenas em Salvador. Mas em todo o Estado”, disse Heraldo Rocha.
Investimentos portuários
Presidente da Comissão de Infra-Estrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, o deputado Júnior Magalhães (DEM) afirmou que a Bahia precisa de investimentos portuários urgentes, se não quiser continuar perdendo importantes empreendimentos para outros estados da Federação, sobretudo Pernambuco, onde o governo federal investiu R$4 bilhões na modernização das instalações, enquanto os três por tos baianos - Aratu, Salvador e Ilhéus - receberam R$45 milhões.
ProUni
A vereadora Olívia Santana (PC do B) debateu com representantes de entidades estudantis o Programa Universidade para Todos (ProUni) e a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 3.330-1 que pretende acabar com o programa. O que seria uma sessão especial, conforme a vereadora, se transformou em reunião em função da mobilização estudantil na campanha de combate à dengue. Da reunião, ficou acertado que a Câmara realizará uma sessão especial sobre o tema no dia 9 de maio, às 9 horas, no Plenário Cosme de Farias da Casa.
Direitos Animais
Os promotores de Justiça do Ministério Público da Bahia, das 1ª e 2ª Promotorias do Meio Ambiente de Salvador, Heron Gordilho e Luciano Santana participam como palestrantes do I Encontro Nacional de Direitos Animais que está sendo realizado, na cidade de Porangaba, a 165 km de São Paulo, de ontem até depois de amanhã. O evento tem cerca de 200 ativistas, entre brasileiros e estrangeiros.
Título eleitoral
As unidades do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) dos postos SAC vão prestar os serviços de emissão da primeira via do título de eleitor e revisão e transferência de títulos até 7 de maio. A partir do dia 8, as 20 unidades do TRE nos SACs emitirão apenas a segunda via do título. O TRE informou que a data corresponde ao fechamento do cadastro eleitoral, prazo de 150 dias antes das eleições, estabelecido por lei.
Comparação
Da coluna do jornalista Cláudio Humberto: “Lula não cansa de elogiar o desempenho do ministro Geddel Vieira Lima (Integração). Como nunca o fez com o antecessor dele, Ciro Gomes”.
Mau exemplo
O Ministério Público Federal na Bahia vai apurar as declarações do coordenador do curso de graduação em Medicina da Ufba, Antônio Dantas, para quem nota baixa deve-se “ao baixo QI dos baianos”. O ilustre doutor esqueceu o velho ditado : “Baiano burro nasce morto.”