Produto da GSK começa a ser vendido no Brasil
Cristine Gerk
A vacina para prevenção do câncer do colo do útero da GlaxoSmithKline (GSK), Cervarix, começou a ser vendida ontem no Brasil. O produto proporciona proteção contra quatro tipos de HPVs causadores de câncer – 16, 18, 31 e 45 – responsáveis por aproximadamente 80% dos casos da doença, a segunda maior causa de morte por câncer entre mulheres, atrás apenas do tumor de mama.
– Esta vacina é a primeira desenvolvida especificamente contra o câncer de colo do útero. Temos no Brasil quase 20 mil casos por ano da doença – diz Pedro Lima, gerente médico de vacinas da GSK.
O preço de fábrica de R$ 216,55 foi aprovado pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos e terá acréscimo de taxas de serviço nas clínicas. Para a proteção total são necessárias três aplicações, com intervalos de um e seis meses, o que eleva o preço do tratamento. A vacina chega ao mercado com preço menor do que o da concorrente Gardasil, da Merck, com custo estipulado de R$ 346,16.
Um estudo com mais de 700 mulheres de 15 a 25 anos, conduzido no Brasil, Canadá e EUA, demonstrou 100% de eficácia na prevenção das lesões pré-cancerosas devidas aos tipos virais 16 e 18 causadores de câncer por cerca de seis anos e meio. Mas modelos matemáticos prevêem proteção de até 20 anos, que ainda precisa ser confirmada.
No Brasil, a indicação da agência reguladora é para mulheres de 10 a 25 anos. A vacina pode ser encontrada nos principais serviços e clínicas de vacinação do país.
– O produto é contra-indicado para quem tenha alguma reação aos componentes da vacina. Não há efeito colateral significativo – diz Lima. – A vacinação não exclui a necessidade de fazer regularmente o exame de Papanicolau.
Fonte: JB Online