BARCELONA (Espanha) - Chegaram ao fim as fofocas sobre o futuro de Ronaldinho Gaúcho. O craque brasileiro não vai seguir na equipe do Barcelona na próxima temporada. Palavras do próprio presidente do clube espanhol, Joan Laporta. "Quando se termina um ciclo é necessário seguir novos caminhos. É normal que pessoas importantes deixem seus lugares para outras", afirmou o dirigente.
"Eu gostaria que ele (Ronaldinho) saísse pela porta da frente como Frank (o técnico Frank Rijkaard, que também está de saída) para que se possa lembrar de tudo que eles nos proporcionaram. E se não conseguiram mais, é porque as circunstâncias não permitiram", disse o presidente do Barcelona, referindo-se aos dois títulos do Campeonato Espanhol e o da Liga dos Campeões conquistados com o brasileiro no time e holandês no comando.
Laporta assumiu "toda a responsabilidade" pelos dois anos sem títulos. No último Campeonato Espanhol, o Barcelona terminou apenas na terceira colocação, dez pontos atrás do Villarreal, que ficou em segundo, e a 18 do campeão e grande rival Real Madrid.
O presidente do Barcelona, no entanto, admitiu que considera difícil negociar Ronaldinho Gaúcho. Mas o futuro do craque brasileiro deve mesmo ser o Milan, que já teria, inclusive, acertado salários com ele - faltaria apenas fechar o negócio entre os dois clubes.
Aos 28 anos, Ronaldinho Gaúcho, que chegou ao clube espanhol em 2003, teve uma temporada muito ruim, quando atuou em apenas 13 dos 38 jogos do Barcelona pelo Campeonato Espanhol. Seu último jogo foi em 9 de março, na derrota por 2 a 1 para o Villarreal, quando sofreu uma de suas contusões musculares tão freqüentes ultimamente.
A despedida de Ronaldinho Gaúcho do Barcelona deve acontecer na próxima segunda-feira, no amistoso contra o Al-Ittihad, na Arábia Saudita, que marca o fim da temporada para o clube catalão. "Já foi cumprido o prazo de seis semanas (para recuperação da contusão muscular). Vamos nos reunir com a comissão técnica e decidiremos se ele pode participar do evento", avisou Laporta.
A presença de Ronaldinho Gaúcho no amistoso é obrigatória para o Barcelona receber o valor total pago pelo clube saudita. Mas, depois disso, o brasileiro estará liberado para seguir seu caminho em outro clube.
Reformulação
Além de Ronaldinho Gaúcho, o meia Deco já avisou que vai deixar o Barcelona. Mas outros devem sair, agora que o ex-jogador Guardiola está assumindo o cargo de treinador, no lugar de Rijkaard, e a diretoria do clube pretende renovar o grupo.
Confiando em Guardiola, Laporta descartou a possibilidade de contratar o português José Mourinho, ex-técnico do Chelsea, ou o espanhol Rafa Benítez, do Liverpool. "Não pensamos em nomes como Mourinho ou Benítez, que são grandes treinadores, mas não são adequados ao atual momento do Barcelona. Assim que Rijkaard saiu, decidimos pela contratação de Guardiola", afirmou o presidente.
Fonte: Tribuna da Imprensa