Pitta, do A TARDE On Line
Os funcionários da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), de Brasília, decidiram retornar ao trabalho a partir da zero hora desta quinta-feira, dia 03. A paralisação porém, está mantida em 21 estados brasileiros, incluindo a Bahia. Segundo Francisco Nunes, secretário da Federação Nacional de Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect), não deu tempo da entidade enviar parecer recomendando o fim da greve para todos os sindicatos.
"Por causa disso, nos outros estados a greve continua. Nesta quinta-feira, eles devem avaliar a proposta dos Correios, mas cada sindicato pode decidir por manter ou não a greve e a federação só assina o acordo se mais da metade aceitar”, explica Nunes.
Em assembléia realizada nesta quarta, em Salvador, a categoria não aceitou a proposta e decidiu manter a paralisação. Os funcionários dos Correios na capital também fizeram uma passeata do Campo Grande até a Praça Municipal. Uma nova assembléia está marcada para esta quinta-feira, às 16 horas, na Praça da Inglaterra.
“Vamos verificar se existe uma nova proposta, até agora não há acordo”, diz Apolinário Souza, presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telégrafos da Bahia (Sincotelba).
ATRASO – Nos dois primeiros dias de greve, houve um acúmulo de 27% da carga postal na Bahia. Como o volume diário de entregas no estado é 1,5 milhão, estima-se que cerca de 810 mil correspondências estão paradas, segundo a assessoria nacional da ETC.
Para não atrasar a entrega de correspondência, os Correios trabalham com um plano emergencial, relocando funcionários para áreas com mais necessidade. A preferência é pela entrega de documentos emergências, como convocações judiciais e contas a pagar.
Como apenas os carteiros aderiram a greve, o atendimento nos postos dos Correios foi normal nesses dois primeiros dias de greve. Sem filas, até quem precisou enviar uma carta, foi atendido com agilidade. Apenas o serviço de Sedex Dez, Sedex Hoje e Disk Coleta estão suspensos.
A correspondência do comerciante Davi Santana, por exemplo, se atrasar pode complicar sua vida. “Trabalho com uma empresa que tem sede em São Paulo e tenho a rotina de enviar documentos para lá. Um ou dois dias de atraso não chega a atrapalhar, mas mais que isso, será complicado”, diz.
O técnico de enfermagem, Jorge Sena, já foi avisado que seu sedex deve atrasar pelo menos dois dias. Ele, que está enviando uma câmera fotográfica para a assistência técnica, está com medo de demorar mais. “Se demorar muito vou me complicar, preciso ter essa câmera de volta para fotografar um evento. Mas como não tem outro jeito e preciso enviar mesmo, vou arriscar”.
Quem procurou as agências dos Correios para outros serviços, como saque e pagamento de contas, não teve transtornos. “Foi até melhor, estava mais tranqüilo”, comemora a aposentada Lucimar Lopes, que esteve na agência da Pituba para pagar a conta de água.
REIVINDICAÇÕES – Os funcionários dos Correios que atuam na área administrativa, além de motoristas e atendentes, não aderiram a greve porque a principal reivindicação atende apenas os carteiros, que querem um adicional de 30% por periculosidade. Os carteiros receberam este acréscimo no salário como bônus em dezembro, janeiro e fevereiro, mas em março o pagamento foi interrompido.
“Queremos que esse adicional seja fixo, porque enfrentamos problemas para realizar nosso serviço, como ataque de cães, assaltos e seqüestro relâmpago”, explica Apolinário Souza.
A ECT ofereceu nesta quarta-feira, 2, prorrogar este bônus por mais 90 dias e não descontar os dias não trabalhados, informa Francisco Nunes. Além disso, os Correios propõem negociar o reajuste na participação nos lucros e resultados (PRL) e implementar um plano de cargos e salários.
SAIBA O QUE FAZER - Para não ficar com as contas atrasadas, Augusto Cruz, assessor técnico do Procon – Bahia, indica que o consumidor procure imediatamente a instituição com quem tem a dívida para saber uma forma alternativa de pagar o débito.
“Em caso de contas de cartão de crédito, por exemplo, o consumidor já sabe que tem uma dívida e tem como saber o valor desta. Então, neste caso, a recomendação é para honrar o compromisso. O consumidor não pode usar como desculpA que não recebeu o boleto, se tinha outras formas de fazer o pagamento”, explica Augusto.
Augusto lembra que esta forma alternativa não pode trazer danos ao consumidor. “Se ele tiver que ir a empresa buscar o boleto, com exceção de bancos, pode considerar isso como um transtorno. Neste caso, o cliente não é obrigado a fazer o pagamento, porque ele tinha contratado um serviço para receber a fatura em casa”, diz.
Além das contas a pagar, o consumidor também pode ser prejudicado com um atraso na entrega da correspondência. Augusto Cruz explica que só cabe ação judicial, se a ECT assumir o compromisso de realizar o serviço em um determinado prazo e não cumprir. Para entrar com ação, Augusto recomenda que o cliente guarde todos os documentos que comprovem o atraso e o prejuízo.
SERVIÇO
Como pagar as contas:
Luz - O consumidor pode fazer o pagamento através do site www.coelba.com.br. É necessário informar o número do contrato. O boleto pode ser pago através dos bancos: Bradesco, Unibanco, Safra, Mercantl Brasil, HSBC e Banco do Brasil. O Consumidor também pode acessar informações de débito anteriores. Mais informações no telefone 0800-71-0800;
Água - A Embasa - Empresa Baiana de Águas e Saneamento - oferece serviço de impressão da 2° via da conta ou informações sobre débitos através do site www.embasa-ba.gov.br. É necessário informar o número da matrícula, que consta na conta. Mais informações no 0800 555 195;
Telefone - É possível imprimir a 2ª via da conta da Telemar, no site www.telemar.com.br. Para isso, é necessário informar o número do CPF, do telefone, e o código da cidade. Para obter a conta detalhada é necessário ligar para 103. As operadoras de telefonia móvel também oferecem o serviço de impressão da 2ª via através de seus endereços na internet e do 0800. Deve ser informado o código de barras para o pagamento;
Cartão de crédito - As faturas podem ser pagas através dos serviços de internet banking, banking fone ou nas agências bancárias.
Fonte: A Tarde