sexta-feira, março 14, 2008

Vitamina D reduz risco de diabetes do tipo 1

Tomar suplementos de vitamina D na infância pode reduzir o risco de desenvolver diabetes do tipo 1 mais tarde. Crianças que mantiveram o hábito ficaram com até 30% menos chances de desenvolver a condição do que aquelas que não aderiram, segundo um estudo britânico.
A diabetes do tipo 1 é causada por uma destruição do sistema imune de células pancreáticas que produzem o hormônio insulina. A diabetes do tipo 1 é mais comum entre pessoas de descendência européia e está ficando cada vez mais comum. É estimado que o número de casos novos aumentará 40% entre 2000 e 2010.
O estudo, do St Mary's Hospital for Women and Children, em Manchester, foi publicado na revista Archives of Disease in Childhood. A equipe analisou dados de cinco estudos, examinando o efeito de suplementos de vitamina D. Não apenas o uso de suplementos parece reduzir o risco, como quanto maior e mais regular a dose, menor a probabilidade de desenvolver a doença.
Pesquisas anteriores revelaram que pessoas recentemente diagnosticadas com diabetes do tipo 1 têm concentrações mais baixas de vitamina D do que as sem a condição. A diabetes do tipo 1 é mais comum em países onde a exposição à luz solar - que ajuda o corpo a processar a vitamina D - é menor. Uma criança na Finlândia é 400 vezes mais vulnerável ao desenvolvimento da doença do que uma na Venezuela.
Cientistas já associaram níveis baixos de vitamina D e luz solar a outras desordens auto-imunes, incluindo esclerose múltipla e artrite reumatóide. Evidências sobre o papel da vitamina D vêm do fato de que células beta-pancreáticas e imunes carregam receptores para as formas ativas da vitamina. Acredita-se que a vitamina D ajude a manter o sistema imune saudável, e possa proteger células do dano causado por químicos que controlam a inflamação.
- É preciso realizar mais pesquisas, especialmente testes controlados que comparam os resultados quando um grupo de pessoas tomam suplementos de vitamina D e outro não, antes de confirmarmos uma associação concreta entre a vitamina D e a diabetes do tipo 1 - disse Victoria King, da ONG Diabetes UK.
Especialistas recomendam a suplementação com vitamina D por pelo menos os primeiros dois anos de vida da criança.
Fonte: JB Online