quinta-feira, novembro 22, 2007

Tendência dos blogs muda o jornalismo

Saymon Nascimento,
do A Tarde On Line


Para as pessoas ainda pouco familiarizadas com a internet, a definição mais comum de blog ainda é a de diários íntimos virtuais. No entanto, nesta década, o formato ganhou uma infinidade de variações e entrou no mundo jornalístico. No lugar de revelações cotidianas, opiniões sobre os mais diversos assuntos, e até mesmo notícias. No seminário do CEI realizado nas Faculdades Jorge Amado, os pesquisadores Marcos Palacios e Alex Primo discutiram diferentes aspectos desse formato de publicação na internet.
Alex Primo, doutor em informática na educação e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, estuda as relações e comunidades sociais surgidas no universo dos blogs, a blogosfera. “Esses contatos surgem quase sempre por meio da possibilidade se fazer comentários nos blogs. Alguém lê sobre determinado assunto, comenta, indica um texto semelhante, puxa outro assunto...”, explica.
Primo, ele mesmo blogger (www.alexprimo.com), atendia antes da palestra duas leitoras do seu blog, que não conhecia pessoalmente. “Além dos comentários, a internet possui hoje muitas ferramentas para o estabelecimento dessas comunidades de relacionamento, como o Del.ici.ous”.
Marcos Palacios, professor da Ufba, discorreu sobre a influência dos blogs e das novas tecnologias no trabalho dos jornalistas. “O jornalismo hoje deve ter 4 Cs: Convergência, Contexto, Comunidades e Co-Envolvimento. Os jornalistas devem entender que estão atuando em uma profissão em fase de mudança, em que a notícia pode ser trabalhada numa mesma redação em diversas mídias”.
Palacios diz que os blogs capitaneados por jornalistas criam um ponto de contato entre os grandes veículos e o que chama de blogosfera. “Não creio que os blogs vão acabar com o jornalismo, porque a maioria dos conteúdos dos blogs vem da grande imprensa, não o contrário”.