quinta-feira, novembro 08, 2007

Rede G Barbosa é vendida para grupo chileno

A transação, que envolve 18 hipermercados, 23 supermercados e 36 farmácias, chegou a US$430 milhões


Alan Amaral
Quarta maior rede de supermercados do Brasil, o G Barbosa foi vendido por US$380 milhões para a empresa chilena Cencosud, líder no mercado varejista no Chile e na Argentina. A transação, cujo valor será pago à vista, envolveu ainda o reconhecimento de uma dívida de US$50 milhões, perfazendo um volume total de US$430 milhões. O anúncio da venda foi feito ontem pela Acon Investments, fundo de private equity americano e principal acionista da G Barbosa Comercial Ltda. Com a operação, a marca sergipana passa a integrar agora o portfólio de negócios da Cencosud, que possui 37 hipermercados, 357 supermercados, 52 home centers, 21 shopping centers, 25 magazines e diversos serviços financeiros nos mercados chileno e argentino. Os recursos envolvidos na negociação serão oriundos de fundos próprios da Cencosud e de linhas de crédito com bancos internacionais.
De acordo com o presidente do conselho de administração e principal acionista da Cencosud, Horst Paulmann, a administração atual do G Barbosa continuará à frente da companhia. “Estamos muito satisfeitos com essa aquisição, no Brasil, de uma empresa sólida e com um forte cenário de crescimento. Essa compra vai possibilitar uma nova plataforma para a ampliação de nossos negócios”, declarou. Segundo o presidente do G Barbosa, Gerard Scheij, não haverá também alterações na estrutura do grupo, principalmente no que diz respeito ao corpo de funcionários e à marca. “Na verdade, a expectativa agora é de crescimento da rede. Ou seja, as alterações que ocorrerem daqui pra frente estarão ligadas a um planejamento de expansão dos negócios. Contudo, nesses próximos meses, iremos discutir os planos para o futuro”, ressaltou.
A rede brasileira, que prevê para este ano um faturamento bruto de quase R$1,9 bilhão, opera hoje com 18 hipermercados, 23 supermercados, 36 farmácias e sete eletroshows nos estados de Sergipe, Bahia e Alagoas, contabilizando 9.198 funcionários. Apesar de não revelar valores, Scheij afirmou que a corporação dará continuidade, com o apoio dos novos controladores, ao programa, já em andamento, de ampliação da bandeira. As ações em pauta envolvem desde a remodelação das lojas já existentes, até a abertura de novas unidades.
Listada na Bolsa de Valores de Santiago desde maio de 2004, a Cencosud aguarda, com o encerramento de 2007, um faturamento da ordem de US$7 bilhões com suas operações no Chile e na Argentina. Com mais de 80 mil colaboradores, a corporação estrangeira vem apresentando um crescimento sustentável nos últimos 25 anos, atuando em diversas bandeiras, a exemplo das marcas Jumbo Hipermercados, Santa Isabel, Super Vea e Disco. Já o G Barbosa atua no Nordeste há 52 anos, tendo sua sede localizada em Aracaju. A rede é responsável ainda pela administração, em parceria com o Bradesco, do cartão Credi-Hiper, com mais de um milhão de usuários.
Fonte: Correio da Bahia