sábado, outubro 06, 2007

LIBERDADE DE IR E VIR - GGrube

Por Gerhard Grube 06/10/2007 às 19:29


Cuba é prova viva que o capitalismo e neoliberalismo são uma farsa! É por isso que esse pequeno país gera tanta polêmica. E é tão combatido.


Como não existe muito o que reclamar de Cuba aferram-se em dizer que lá não existe liberdade! Que os cubanos são impedidos de sair do seu país. Que a liberdade é o mais importante na vida de uma pessoa, sobre todas as coisas!

Esta tão defendida liberdade de ir e vir, não existe. Em nenhum lugar do mundo!
É possível ir para muitos lugares sim, como turista a negócios ou para estudar. Mas apenas em função do dinheiro que você leva para gastar. Vencido o prazo você tem que voltar. Essa é a liberdade que existe.
Ninguém, no tão badalado mundo livre e democrático, pode escolher um país qualquer e sem dinheiro deslocar-se até ele e lá permanecer indefinidamente. Se tentar, será preso e deportado!
E se você não pode entrar em nenhum lugar, de que serve a possibilidade de poder sair do seu país? Sair do Brasil ninguém impede (ame-o ou deixe-o). E então tente entrar nos Estados Unidos ou na União Européia!

A liberdade de ir e vir é uma fingida liberdade para ricos, nunca para todos. Quem não tem dinheiro não tem essa liberdade. Não pode nem sair de sua própria cidade, não tem liberdade nem para viver. O que interessa a subjetiva possibilidade de ir e vir a qualquer lugar do mundo, se não sabe nem se irá comer alguma coisa amanhã?

Perguntem para os cinqüenta milhões de brasileiros, que vivem abaixo da linha de pobreza, o que eles acham disso!
Perguntem para mais outros cento e tantos milhões de brasileiros, que mal conseguem equilibrar suas contas, que nunca sequer pensam em juntar dinheiro suficiente para uma viajem ao exterior, se eles consideram importante esse tal de ir e vir!

Cuba não permite que cubanos saiam do país. Mas não faz isso por ideologia e sim por necessidade. Os cubanos recebem uma educação de altíssima qualidade e tornam-se excelentes profissionais. E quando vão trabalhar, recebem o equivalente a trinta dólares por mês, pouquíssimo. Mas suficiente para viver, já que o estado lhes garante alimentação saúde, habitação e transporte.
Sem dúvida alguns cubanos querem sair, ir para países do primeiro mundo e lá ganhar três mil dólares por mês, em vez de trinta. Ou milhões de dólares se for um destacado atleta. Querem tirar proveito pessoal da excelente educação gratuita que receberam.
Cuba está impedindo isso.

Os Estados Unidos proíbem os seus cidadãos de irem para Cuba, com multa altíssima e pena de prisão. Fazem exatamente o que os cubanos estão fazendo!
Ora, não são eles os paladinos da tão decantada liberdade democracia e capitalismo?

A porcentagem de cubanos que emigra anualmente é em torno de 0,01%. É bastante gente, mas não é uma debandada, como os meios de comunicações fazem parecer que é.
Muitíssimos mais palestinos são obrigados a deixar as suas terra por causa do conflito com Israel e tornam-se refugiados. Sobre eles a mídia mundial simplesmente silencia. Como se isso não estivesse acontecendo.

Quem conhece Cuba e viu como eles vivem e faz isso sem preconceitos só pode dizer que eles vivem maravilhosamente bem!
Isto, se a régua de medição utilizada for o bem estar das pessoas. Se a medida for o consumismo desenfreado, evidentemente Cuba não é um bom país.
Quem viveu bastante tempo em Cuba, mesmo sendo um empedernido capitalista, não deixará de reconhecer que o sistema deles é muito, mas muito melhor, do que no resto do mundo! Isto, se não quiser ficar mentindo para si mesmo, o tempo todo.

Cuba proporciona aos seus cidadãos: Alimentação, saúde, educação, habitação e transporte, para todos, gratuitamente! Incrível não é?
Nós que tanto lutamos por tudo isso, com tanto empenho e tão pouco conseguimos realizar, só podemos achar que é mentira, propaganda comunista, não é mesmo?

Sem dúvida, o transporte deles é um caos, os ônibus são improvisados, faltam peças e combustível. Os alimentos fornecidos também deixam a desejar, não é o ideal. Muito melhor porém que o nosso precário bolsa-alimentação.
A habitação é bem melhor do que a nossa, lá não existem favelas, não existem moradores de rua. Não existe mendicância nem excluídos, pois praticamente todos estão empregados e recebem salário. A criminalidade é baixíssima.
E naturalmente a saúde pública e individual são exemplares, mais do que de primeiro mundo.
A educação é excelente e garantida para todos, desde o primeiro grau ao curso superior! Se alguém, qualquer um, mesmo com sessenta anos de idade quiser fazer um curso superior, lá ele pode, gratuitamente!
Mas tudo isso naturalmente, só pode ser mentira.

Cuba é uma pedra no sapato do capitalismo. Mostra que um outro mundo é possível, apesar do embargo que sofre. E por isso deve ser combatido. É um péssimo exemplo e por isso tem que ser difamado, custe o que custar!
Achamos que Cuba é opressão e repressão. E nosso anseio, a Meca dos brasileiros, é ir para os Estados Unidos, lavar pratos e limpar privadas.

O que posso dizer para aqueles que criticam este pequeno país, é que nas próximas férias, em vez de ir para Miami, passem uns dias em Cuba. E vejam por si mesmos.
E para aqueles que não tem dinheiro para fazer essa viagem que pensem bem, o quanto são livres para ir e vir!
Fonte: CMI Brasil