terça-feira, junho 05, 2007

PT fará diagnóstico para definir estratégias para as eleições municipais de 2008

REGIANE SOARESda Folha Online
O PT fará um levantamento nacional sobre a situação político-eleitoral dos principais municípios para organizar o partido para as eleições de 2008. Segundo o secretário-geral da legenda, Joaquim Soriano, o diagnóstico servirá de base para o Diretório Nacional elaborar a "política de coalizão" em municípios considerados estratégicos.
Soriano explicou que o diagnóstico mostrará, por exemplo, a situação das prefeituras onde o PT já governa e as condições de uma candidatura à reeleição. Já onde os petistas são oposição, o levantamento apontará o caminho para conseguir vencer as eleições.
"Também vamos selecionar os municípios considerados estratégicos. A idéia é concentrar esforços nessas cidades para conseguir uma boa política de coalizão", afirmou Soriano.
Segundo o petista, entre os municípios considerados estratégicos estão todas as capitais e as cidades com mais de 200 mil eleitores, onde há segundo turno.
O resultado do levantamento será apresentado ao Diretório Nacional durante reunião marcada para os dias 6 e 7 de julho, em Brasília.
Reforma política
Senadores e deputados do PT vão se reunir na próxima semana na sede do partido em Brasília para discutir e definir a posição da legenda sobre a reforma política. O debate sobre o tema foi decidido hoje durante reunião da Executiva Nacional.
O encontro da bancada com os dirigentes petistas será realizado na segunda-feira, e o resultado será apresentado em nova reunião da Executiva Nacional, marcada para quinta-feira.
A discussão sobre a reforma política segue orientação da resolução aprovada em maio pelo Diretório Nacional do PT. O objetivo da legenda é ampliar o debate para aprovar a reforma política ainda neste ano para vigorar nas eleições de 2008.
Pela resolução do Diretório Nacional, os petistas devem colocar em discussão a fidelidade partidária, o financiamento público de campanha, fim das coligações em eleições proporcionais e voto em lista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário