Por: Milena Dantas (Portal Co9rreio)
Chuvas fortes podem ocorrer na Grande João Pessoa nesta quarta e quinta-feira, segundo alerta dado pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec). A previsão inclui seis Estados do Nordeste: Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. De acordo com o chefe da previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet/Recife), Edinaldo Correia de Araújo, as precipitações, de moderadas a fortes, devem se concentrar principalmente no litoral, e nas outras regiões do Estado devem ocorrer em menor intensidade.
Já para o meteorologista Alexandre Magno, da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), o alerta é falso. A previsão da Aesa para hoje é de chuvas moderadas, dentro da normalidade. Edinaldo de Araújo disse ainda que das capitais do Nordeste, João Pessoa é a que menos tem registrado chuvas, mas até agosto a freqüência de chuvas vai aumentar, podendo chover até 100 milímetros em menos de 24 horas.
O coordenador da Defesa Civil Municipal, Manoel Duré, informou que o órgão está em alerta permanente desde o início do período chuvoso. As ações de prevenção, segundo Duré, são coordenadas pela Defesa Civil, e executadas por várias secretarias, e órgãos como Saelpa, Emlur e Corpo de Bombeiros.
São 30 áreas de risco de deslizamento, desabamento e alagamento na Capital, 11 delas mais vulneráveis, como a comunidade Jardim Mangueira, em Mandacaru, com risco de alagamento, ou o Monte das Oliveiras, no Cristo Redentor, onde há perigo de deslizamento, já que os moradores estão no topo e no sopé de uma barreira.
O telefone disponibilizado pela Defesa Civil para atender aos chamados da população é o 0800 285 90 20.
Nenhum comentário:
Postar um comentário