segunda-feira, dezembro 08, 2025

Toffoli se queixa de Fachin por pautar código de conduta do STF em meio a críticas por carona em jato

 

Toffoli se queixa de Fachin por pautar código de conduta do STF em meio a críticas por carona em jato

Ministro viu oportunismo em atitude de presidente da corte

Por Fábio Zanini/Folhapress

08/12/2025 às 18:45

Foto: Gustavo Moreno/STF/Arquivo

Imagem de Toffoli se queixa de Fachin por pautar código de conduta do STF em meio a críticas por carona em jato

O ministro Dias Toffoli, do STF

O ministro Dias Toffoli, do STF, manifestou a pessoas próximas irritação com o fato de o presidente da corte, Edson Fachin, ter proposto nesta segunda-feira (8) a criação de um código de conduta dos membros da corte.

A iniciativa do presidente ocorreu um dia depois de Toffoli ter sofrido críticas por ter viajado a Lima para ver a final da Libertadores no jato do empresário Luiz Osvaldo Pastore e na companhia do advogado Augusto Botelho, do Banco Master.

Toffoli queixou-se a aliados que Fachin aproveitou-se do momento em que era atacado para tentar emplacar o código de conduta junto à opinião pública.

O documento, que ainda precisará ser debatido com os outros ministros, sofre resistências na corte. Ele estabelece uma série de regras, entre elas a participação em eventos e viagens com pessoas e entidades privadas.

A viagem ocorreu na sexta-feira (28) pela manhã, com retorno no domingo (30). Em 2 de dezembro, Toffoli concedeu uma liminar concentrando no STF todas as investigações sobre o Master, atendendo a pedido dos advogados do banco.

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PT ignora pré-candidatura de Flávio e centraliza ataques em Tarcísio como adversário estratégico

Publicado em 8 de dezembro de 2025 por Tribuna da Internet

Flávio anunciou ter sido escolhido por seu pai

Sérgio Roxo
O Globo

Apesar do anúncio da pré-candidatura a presidente do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), na última sexta-feira, resolução do diretório nacional do PT aprovado no sábado passado que trata sobre as diretrizes eleitorais para 2026 centra críticas ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Para o partido, Tarcísio é o “principal interlocutor do projeto neoliberal e privatista”.

“Setores da direita brasileira, especialmente governadores, vêm atuando para sabotar políticas do governo Lula, criando obstáculos à ação federativa em áreas estratégicas como segurança pública,infraestrutura, educação e políticas sociais. Entre eles, o governador de São Paulo,Tarcísio de Freitas, se destaca como principal interlocutor do projeto neoliberal e privatista, transformando São Paulo em laboratório da redução radical do papel do Estado, da entrega de bens públicos e do enfrentamento ideológico ao governo federal”, diz o texto, que foi divulgado na manhã desta segunda-feira.

ESCOLHIDO – Na sexta-feira, Flávio anunciou ter sido escolhido por seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, como nome do grupo político para disputar o Palácio do Planalto contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tentará a reeleição. A definição foi mal recebida pelo mercado financeiro, com alta do dólar e queda na Bolsa.

Pesquisa Datafolha divulgada no domingo mostra que Flávio perderia para Lula em um eventual segundo turno em 2026 por uma diferença de 15 pontos percentuais. A diferença do petista para Tarcísio, por sua vez, é menor, de 5 pontos.

No documento aprovado no sábado, o partido também assume a bandeira da defesa da implantação do Ministério da Segurança Pública, que chegou a constar no programa de governo de Lula durante a campanha de 2022, mas nunca saiu do papel.

FOCO – “O PT reafirmou que o Brasil precisa de um Ministério da Segurança Pública e uma política de segurança nacional articulada, com foco em inteligência, combate financeiro ao crime e proteção das comunidades”, afirma a resolução.

A pressão pela criação da nova pasta foi reforçada após crises recentes, como a que envolveu a operação nos complexos da Penha e da Maré, no Rio de Janeiro, que deixou 122 mortos. Na ocasião, o governador Cláudio Castro acusou o governo federal de não ajudar os estados no combate à violência.

Direita articula Tarcísio e vê candidatura de Flávio como chantagem por anistia

Publicado em 8 de dezembro de 2025 por Tribuna da Internet

PAUTA: 1.136 touros Nelore CFM comercializados em leilões em 2025

 

Viviane Passerini - Grupo Texto viviane@grupotexto.com.br

 

 

1.136 touros Nelore CFM comercializados em leilões em 2025 

 

A Agro-Pecuária CFM comercializou 1.136 touros Nelore CEIP em 2025 em 4 leilões, com faturamento total de R$ 14,96 milhões. A genética CFM foi adquirida por 141 pecuaristas de 15 diferentes estados, comprovando a expressiva aceitação em todo o país. 

 

“Concluímos com muito sucesso mais um ano de vendas de touros Nelore CEIP da CFM. Nos dá muita satisfação acompanhar o excelente índice de recompra da nossa genética. São criadores de diferentes regiões, que têm condições particulares de clima e geografia, que voltam aos nossos leilões para comprar ano após ano”, diz Tamires Miranda Neto, gerente de pecuária da CFM. 

 

“Essa confiança mostra que entregamos qualidade e que nossos touros contribuem para o contínuo aumento da produtividade da pecuária”, complementa. 

 

Em 2025, a CFM fez quatro leilões, merecendo destaque o Megaleilão, realizado em agosto, que vendeu 455 touros jovens pela excelente média de R$ 17,1 mil e que teve 59 diferentes compradores de nove estados. 



Obrigada,

Viviane Passerini

Texto Comunicação Corporativa

viviane@grupotexto.com.br

(+55) 11 93221-0828

grupotexto.com.br

ARTIGO — Políticas que enxergam o povo: de Getúlio a Lula, a dignidade como norte

                                       Foto Divulgação


ARTIGO — Políticas que enxergam o povo: de Getúlio a Lula, a dignidade como norte

Ao longo da história brasileira, poucos líderes tiveram a sensibilidade e a coragem de enfrentar, de frente, as necessidades do povo mais pobre. Em meio a governos que muitas vezes enxergam a população apenas como números ou estatísticas, dois presidentes marcaram a vida nacional por decisões que ampliaram direitos e devolveram dignidade aos que mais precisam: Getúlio Vargas e Luiz Inácio Lula da Silva.

Ambos, com estilos diferentes e separados por décadas, compreenderam algo que ainda falta a muitos governantes e, infelizmente, a muitos cidadãos: um país só cresce quando cuida dos que têm menos.

E a mais recente medida anunciada pelo governo Lula — a renovação automática e gratuita da CNH para bons condutores — é mais um capítulo dessa linha histórica de políticas públicas que colocam o povo no centro das decisões.


Quando o Estado reconhece quem cumpre seu papel

O anúncio feito pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, representa uma mudança simples, mas profundamente simbólica. Motoristas que não cometeram infrações no ano anterior — os chamados bons condutores — terão direito à renovação da Carteira Nacional de Habilitação sem custos e sem burocracia.

Essa medida, além de modernizar o sistema, rompe com a velha lógica que penaliza o cidadão correto, que paga seus impostos, que respeita as regras e, mesmo assim, era obrigado a enfrentar filas, exames e despesas desnecessárias.

É exatamente isso que o ministro destacou:

“Se você está dirigindo bem, é sinal de que não precisa de exame novo. Se não comete infração, não tem por que o Estado criar dificuldades.”

Simples e lógico. Algo que só causa estranheza para aqueles que insistem em permanecer cegos — cegos por opção — diante de avanços concretos.


O povo pobre sempre foi o esquecido — até que alguns resolveram enxergar

Getúlio Vargas, com todas as suas contradições, foi o primeiro presidente a olhar para o trabalhador e dizer: vocês existem. Trouxe direitos, salário mínimo, jornada de trabalho, carteira assinada. Tirou o trabalhador brasileiro da invisibilidade.

Décadas mais tarde, Lula fez o mesmo com o Brasil profundo: elevou milhões à classe média, levou luz onde só havia lamparina, colocou comida na mesa de famílias esquecidas por séculos, abriu portas do ensino superior para quem jamais sonhou com um diploma.

Ambos entenderam algo fundamental:
a dignidade não é favor — é obrigação do Estado.

E essa nova política de modernização do trânsito segue a mesma linha: facilitar a vida, reduzir custos, eliminar entraves e devolver ao cidadão o que é dele por direito.


Modernização com foco no povo

As mudanças vão muito além da renovação automática. O governo lançou uma nova Carteira Digital de Trânsito, que permitirá iniciar processos, fazer cursos, acessar informações e realizar simulações da prova, tudo pelo celular — sem atravessar o inferno burocrático que sempre marcou o sistema.

Além disso:

  • Aulas teóricas não serão mais obrigatoriamente presenciais em autoescolas;

  • Instrutores autônomos poderão ser credenciados, democratizando o acesso e reduzindo custos;

  • A primeira reprovação não terá taxa extra;

  • Provas serão padronizadas nacionalmente, garantindo justiça e evitando arbitrariedades;

  • Cursos e materiais teóricos serão gratuitos e online;

  • E o candidato poderá seguir no seu próprio tempo, sem prazos mínimos ou pressões indevidas.

É o Estado deixando de ser um obstáculo para se tornar um facilitador.


Quando o progresso incomoda quem prefere permanecer no escuro

Apesar de tudo isso, ainda existem aqueles que insistem em não ver. Pessoas que ignoram avanços evidentes e preferem viver de narrativas rasas, muitas vezes alimentadas por paixões políticas e cegueira ideológica.

Mas a verdade é simples:
políticas públicas que desburocratizam, reduzem custos e ampliam acesso beneficiam justamente quem mais precisa — o povo trabalhador.

Assim como Getúlio fez no século passado, Lula faz agora: ajusta o Estado para servir ao cidadão, não para oprimi-lo.


Conclusão: quando o governo enxerga o povo, o Brasil avança

Mais uma vez, vemos uma medida concreta, prática e voltada ao cotidiano da população. Não é discurso vazio, não é promessa distante, não é propaganda: é benefício real, que facilita a vida e respeita o cidadão.

Enquanto alguns fecham os olhos por escolha, a realidade insiste em mostrar que:

quem governa para o povo transforma o país.

Getúlio Vargas iniciou esse caminho. Lula o atualiza com modernização, inclusão e políticas que devolvem dignidade.

Porque governar de verdade é isso:

fazer o Brasil enxergar — e garantir que ninguém mais seja invisível. 

CNH terá renovação automática e gratuita para 'bom condutor', anuncia ministro

 

CNH terá renovação automática e gratuita para 'bom condutor', anuncia ministro

Por Isadora Albernaz, Folhapress

08/12/2025 às 13:16

Foto: Divulgação/Arquivo

Imagem de CNH terá renovação automática e gratuita para 'bom condutor', anuncia ministro

O ministro dos Transportes, Renan Filho

O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), afirmou que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai anunciar na terça-feira (9) uma medida para implementar a renovação automática e gratuita da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) de "bons condutores".

Segundo Renan Filho, serão considerados dessa forma aqueles motoristas que não tiverem nenhum ponto de infração na carteira registrado no ano anterior à renovação do documento. Ele justificou a medida ao afirmar que "se você está dirigindo bem, é sinal de que você não precisa de exame novo".

"Se não comete infração de trânsito você não precisa que o Estado te dê trabalho. Se não levou ponto, sinal que não está cometendo infração. E se você está dirigindo e não cometeu nenhuma infração, não tem sentido. É só pra levar o cidadão ao órgão público novamente", declarou em entrevista ao g1.

Hoje, a periodicidade da renovação da carteira de motorista e a exigência de exames para isso depende de fatores como a idade do condutor e a categoria do documento. A atualização pode ser feita até depois de 30 dias do vencimento. Depois desse período, dirigir sem a CNH válida configura infração gravíssima.

A medida para beneficiar os considerados "bons condutores" não faz parte das mudanças já aprovadas pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) na semana passada para flexibilizar a obtenção da CNH, mas será assinada em cerimônia no Palácio do Planalto nesta terça-feira (9) como parte do pacote do governo para modernizar os processos que envolvem o documento.

De acordo com o ministro, as alterações nas regras para tirar a carteira de motorista serão publicadas em edição extra do DOU (Diário Oficial da União) depois do evento em Brasília, quando passarão a valer. Além de Renan Filho, Lula, o vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin (PSB), e o presidente do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), Wilton Mota, devem participar da cerimônia.

Na ocasião, também será lançada uma nova versão da CDT (Carteira Digital de Trânsito), o aplicativo CNH do Brasil. Além das atuais funcionalidades, a atualização permitirá iniciar o processo de obtenção da CNH e acessar aos cursos de formação de condutores. O aplicativo foi desenvolvido pelo Serpro.

Na segunda-feira (1º), o Conselho Nacional de Trânsito aprovou, por unanimidade, uma resolução que acaba com a obrigatoriedade das aulas em autoescola para a prova de carteira de motorista. A medida foi encampada por Renan Filho e revelada por ele em entrevista à Folha em julho.

A alteração, segundo o governo federal, busca reduzir o custo e as exigências para a emissão do documento. O ministro dos Transportes calculou que o custo para tirar a carteira no Brasil está entre R$ 3.000 e R$ 4.000, a depender do estado em que a pessoa faz o exame de habilitação.

Dados da Senatran (Secretaria Nacional de Trânsito) mostram que 20 milhões de brasileiros conduzem sem habilitação e outros 30 milhões têm idade para obter o documento, mas não o fazem por causa dos elevados custos do processo atual. No total, há 161 milhões de brasileiros em idade legal para dirigir.

Na entrevista, Renan Filho afirmou que as regras atuais resultavam em uma "reserva de mercado e a autoescola podava a inovação", por isso as normas serão atualizadas nesta terça-feira. O ministro dos Transportes afirmou que a mudança vai trazer "liberdade" para as pessoas negociarem.

"Cada cidadão vai contratar as horas que precisa para aprender. Se o cara já dirige moto, ele não precisa de 20 horas", disse, ao se referir à redução da exigência de horas de aulas práticas para apenas 2.

No caso das aulas teóricas, a resolução eliminou a necessidade de o curso ser feito por meio de uma autoescola. O Ministério dos Transportes vai disponibilizar, de forma gratuita e online, um material teórico. Quem optar pelo curso presencial poderá seguir no modelo tradicional.

Segundo Renan Filho, as provas passarão a ser padronizadas em nível nacional, sem diferença entre Detrans. "A prova era para reprovar as pessoas, dificultar a vida do cidadão", declarou na entrevista ao g1. A partir das mudanças, o novo aplicativo contará com simulados com as questões da prova.

"No Enem [Exame Nacional do Ensino Médio] você tem que esconder as questões [do teste] porque tem menos vagas do que a demanda. Mas a prova do Detran é ao contrário: quanto mais estudarem a questão, mais vão aprender as regras de trânsito", declarou o ministro.

O candidato a tirar habilitação também poderá escolher entre as modalidades de autoescola tradicional ou instrutores autônomos credenciados pelos Detrans.

Em relação aos instrutores autônomos, Renan Filho negou que a regulamentação desses profissionais vá acarretar em desemprego. "O instrutor terá oportunidade de ser instrutor autônomo também. Vai valorizar a profissão", afirmou.

As alterações também permitem que o candidato não tenha prazo mínimo para concluir o processo e determina que ele poderá refazer um primeiro teste, em caso de reprovação, de forma gratuita. Hoje, o limite é de 12 meses e pode haver cobrança de taxa adicional quando o candidato não é aprovado.

Politica Livre



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