Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

domingo, agosto 07, 2022

Lula tem maior tempo de TV e rádio; confira a divisão entre os candidatos




Ex-presidente Lula tem maior tempo de tv e rádio. Já o presidente Jair Bolsonaro, tem o segundo maior

Jair Bolsonaro, candidato a reeleição, tem o segundo maior tempo. Simone Tebet aparece em terceiro

Por Ana Mendonça

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conseguiu o maior bloco partidário para disputar o Palácio do Planalto. O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, tem a segunda maior composição. O número de partidos na coligação é importante porque através dele se traduz o tempo de propaganda e fundo eleitoral. Além disso, a coligação também assegura capilaridade da busca por votos. 

Com a definição das chapas e coligações que disputarão a corrida pelo Palácio do Planalto, neste ano, já é possível estimar o tempo de rádio de TV que cada candidato terá para expor suas propostas.

Pela lei, a divisão do tempo de propaganda é definida proporcionalmente ao peso dos partidos que formam as coligações. O peso de cada legenda é medido pelo tamanho das bancadas desses partidos na Câmara. Ou seja, quanto maior a bancada, maior o peso.

Os blocos fixos da propaganda eleitoral começam a ser exibidos no dia 26 de agosto. Cada bloco terá, ao todo, 12 minutos e 30 segundos de propaganda.

Lula tem o apoio do PSB, Solidariedade, PSOL, Rede, Avante, Agir, PROS, PCdoB e PV. Esses partidos elegeram 140 deputados federais, 13 senadores e oito governadores em 2018. 

Já Jair Bolsonaro, tem o segundo maior grupo. Além do PL, o Progressistas e Republicanos também vão apoiar a tentativa de reeleição. Em 2018, os partidos elegeram 101 deputados federais, sete senadores e um governador.

Além dos blocos, os candidatos também podem fazer inserções de 30 segundos dos partidos que são transmitidas ao longo da programação geral. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a quantidade de inserções também varia conforme o tamanho de cada coligação.

Com isso, Lula deve ter uma média de 7,5 inserções e Bolsonaro 6 inserções diárias. Os números são uma projeção com base nos critérios adotados pelo TSE. A divulgação da divisão do tempo será feita oficialmente pela Justiça Eleitoral no dia 12 de agosto.

Outros nomes na corrida

'Tebet tem o terceiro maior tempo, seguida por Soraya e Ciro'

A candidata ao Planalto Simone Tebet (MDB) terá o terceiro maior tempo. Ela conta com o apoio de três partidos: MDB, PSDB e Podemos e Cidadania. Juntas, essas legendas elegeram 82 deputados federais, seis governadores e 11 senadores em 2018.

A senadora Soraya Thronicke (União Brasil) e o senador Ciro Gomes (PDT) contam apenas com apoio do próprio partido. 

O União Brasil, legenda que surgiu depois da fusão entre PSL e DEM, elegeu 81 deputados federais, cinco governadores e oito senadores em 2018. Já o PDT, elegeu 28 deputados federais, dois senadores e um governador em 2018. 

Confira o tempo de cada candidato

    Luiz Inácio Lula da Silva - PT, PCDOB, PV, SOLIDARIEDADE, PSB, REDE, PSOL, AVANTE E PROS - 3 min e 16s

    Jair Bolsonaro - PL, PROGRESSISTAS E REPUBLICANOS - 2 min e 40s

    Simone Tebet - MDB, PSDB, PODEMOS E CIDADANIA - 2 min e 16s

    Soraya Thronicke - UNIÃO BRASIL - 2 min e 7s

    Ciro Gomes - PDT - 50s

    Roberto Jefferson - PTB - 20s

    Felipe D'Avila - NOVO - 19s

    Eymael - DEMOCRACIA CRISTÃ - 8,3s

    Verá Lúcia - PSTU- 6,8s

    Sofia Manzano - PCB -6,8s 

    Leonardo Péricles - 6,8s

Estadão / Estado de Minas

Em destaque

"Análise Política: Fragmentação, Oportunismo e Desesperança"

"Reconciliação desses grupos é algo impossível. Pra ilustrar a situação Jairo está em um partido que pra ele ser eleito sozinho teria q...

Mais visitadas