Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

domingo, agosto 07, 2022

Conheça os sintomas da dengue, chikungunya e zika

Dengue, chikungunya e zika são transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti (Foto: Sérgio Silva)

em 7 ago, 2022 7:55

As doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti – dengue, chikungunya e zika – são consideradas graves e podem evoluir para óbito se não forem devidamente tratadas. Por apresentarem sintomas parecidos, com semelhança até mesmo com os da covid-19, as arboviroses acabam confundindo os pacientes. Por isso, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), alerta e orienta a população a buscar atendimento médico de forma imediata a partir dos primeiros sintomas.

Conforme dados do último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), realizado no mês de julho, Aracaju continua apresentando médio risco de infestação do mosquito.

No período de janeiro a 16 de julho, segundo a SMS, foram 584 casos confirmados de dengue, 253 de chikungunya, e sete de zika. Além disso, foi registrado um óbito por dengue no último mês. Quando comparado com o mesmo período em 2021 (janeiro a julho), os casos de dengue esse ano registraram um aumento de 783%. Já chikungunya e zika tiveram queda no número de casos confirmados, de 3,8% e 75% respectivamente.

De acordo com o gerente do Programa Municipal de Combate ao Aedes Aegypti, Jeferson Santana, apesar da similaridade de alguns sintomas, cada doença apresenta particularidades capazes de diferenciá-las. No caso da dengue, por exemplo, além da febre alta, o paciente pode apresentar dores de cabeça, no corpo e em volta dos olhos. Além disso, também pode ocorrer dor abdominal, diarréia, vômito ou náusea.

Já no caso de chikungunya, segundo Jeferson, além dos sintomas de febre alta, o que se destaca são as dores articulares. “É onde diferenciamos a chikungunya da dengue. São dores intensas nos joelhos, nas mãos. Onde tiver articulação, dói bastante. A pessoa, normalmente, fica encurvada, porque a região da lombar dói bastante”, destaca o coordenador.

Quando o paciente está acometido pelo zika vírus, ao contrário da dengue e da chikungunya, não apresenta febre alta, e as dores articulares são menos intensas. “Muitas vezes, acontece da pessoa apresentar um leve inchaço, e a principal características são as manchas vermelhas na pele”, acrescenta Jeferson.

A Prefeitura, por meio da SMS, oferece atendimento médico para as arboviroses em todas as unidades básicas de saúde da capital. Portanto, de acordo com o coordenador, a principal orientação é que, a partir dos sintomas iniciais, o paciente deve procurar a unidade básica de saúde do bairro para atendimento. Isso pode evitar, inclusive, que os casos evoluam para um quadro mais grave.

INFOET

Em destaque

"Despertando da Ilusão: Rompendo com a Teoria do Autoengano"

                       Foto Divulgação - https://duplofoco.com.br/ A TEORIA DO AUTOENGANO. É imprescindível que sejamos coerentes com a noss...

Mais visitadas