Na imagem acima, temos a Família 11 reunida em uma confraternização.
Foto: Retirada da internet.
É sempre importante deixar claro para você leitor e eleitor, que família 11, é quem tem o nome (Alves dos Santos), portanto, não se iluda pensando fazer parte da família só porque votou no grupo.
Enquanto ao prefeito (Carroça); empregue/nomeie mais parentes na prefeitura, que está pouco. (Nepotismo em todos os graus de parentesco, logo veremos porquê.)
A súmula vinculante nº 13 do STF define nepotismo como a “nomeação de cônjuge, companheiro, ou parente, em linha reta, colateral ou por afinidade, até o 3º grau inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica, investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança, ou, ainda, de função gratificada na Administração Pública direta ou indireta, em qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal.“
Ou seja, além dos parentes consanguíneos, a proibição alcança também os parentes por afinidade e colaterais.
Quem são os parentes por afinidade:
1º grau: padrasto, madrasta, enteado(a), sogro(a), genro e nora.
2º grau: cunhado(a), avô e avó do cônjuge.
3º grau: concunhado(a).
Quem são os parentes colaterais:
2º grau: irmãos
3º grau: tio(a) e sobrinho(a)
Achei a publicação pertinente, já que temos em Rio Real, o prefeito Rei do Nepotismo (Carroça), então republiquei o texto acima extraído do facebook do Ministério Público Federal, em postagem recente do dia 31/12/2017 ao apresentar a foto abaixo:
24129474_901796266634445_3704788283164795493_n
Foto: MPF
#PraCegoVer: foto de um homem mais velho de terno cinza e camisa azul e um homem mais novo, usando óculos, de pullover e calça social, mão esquerda no bolso e mão direita no ombro do homem mais velho. Os dois estão em uma sala de reuniões. O texto da imagem é “Nomear sogro ou cunhado é nepotismo? Sim. Sogro é parente por afinidade de primeiro grau, e cunhado, de segundo grau.”
E ai prefeito Carroça? Vai tirar essa família toda da prefeitura agora ou somente após o Ministério Publico atuar aqui?