Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quarta-feira, junho 06, 2018

DERI DO PALOMA e LULA DE DALVINHO renasce a esperança da nova história de Jeremoabo

A imagem pode conter: 2 pessoas, incluindo Luis Carlos Bartilotti, pessoas sorrindo, atividades ao ar livre


A região de Jeremoabo, no nordeste da Bahia, foi povoada originalmente por Tupinambás dos grupos Muongorus e Cariacás. A palavra Jeremoabo em língua tupinambá significa "plantação de jerimum".
No século XVI, o português Garcia d'Ávila recebeu do rei João III uma sesmaria de 60 léguas quadradas, abrangendo as terras onde hoje se localiza o município. Em conflito com os missionários, que se opunham à escravidão dos índios, D'Ávila incendiou a povoação original, reconstruindo-a depois por intervenção do Papa e do governo colonial.
Em 1688 foi expedida a patente de Sebastião Dias, primeiro Capitão–Mor da aldeia Muongorus de Jeremoabo. Dez anos depois, Jeremoabo foi elevada à categoria de julgado.
Em 1778, o Governo Geral do Brasil criou a freguesia de São João Batista de Jeremoabo, cuja paróquia passou a ser dirigida pelo padre Januário de Souza Ferreira. Segundo documentos da época, havia na sede 32 casas construídas e uma população de 252 habitantes.
Em consequência de sua grande extensão territorial, várias povoações (em geral antigas aldeias indígenas) desmembraram-se da Jeremoabo original, vindo a se constituir em outras freguesias e mais tarde em municípios: Monte Santo em 1790Cícero Dantas em 1817Tucano em 1837Ribeira do Pombal em 1837Santo Antônio da Glória em 1840, etc.
Jeremoabo tornou-se vila por decreto de 25 de Outubro de 1831, ganhando condição de cidade em 6 de Julho de 1925. (Fonte: wikipedia).
No incio Jeremoabo era governado pelos Coronéis: José Rabelo de Morais,  Jesuíno Martins de Sá, Antonio Lourenço de Carvalho, João Lourenço de Carvalho e Jesuíno Martins de Sá Júnior.
O Ciclo dos prefeitos de Jeremoabo:
(1º Prefeito da Cidade como Intendente). 1933-1937. Manoel Martins de Sá. Meu avô.
Após esse período surgiu o primeiro caso grave de corrupção na administração Municipal que foi em 1963/1964.
De 1964 até  1991 só houve dois casos de improbidades, onde um prefeito ficou inelegível.
A partir de 1991 até os dias atuais, foi a fase mais negra e degradante da história de Jeremoabo, onde a corrupção, improbidade e desmandos imperou, sendo que nesse período só escapou o ex-prefeito e atual vice-prefeito Luiz Carlos Bartilotti Lima 1992/1996.
Neste ano de 2018 houve um verdadeiro levante, uma verdadeira revolução cívica e pacífica, onde a população decepcionada, humilhada, abandonada e cansada de assistir  tanto roubo e desmandos, resolveu dar um voto de confiança ao cidadão DERI DO PALOMA o elegendo prefeito de Jeremoabo, após uma eleição suplementar, e, Lula de Dalvinho, seu vice prefeito.
Portanto, após a vitória da democracia no dia 03.06.2018, novo ciclo do progresso, da moralidade com a coisa pública, espera-se que tenha renascido em Jeremoabo.

Em destaque

Queda da popularidade traça limites para Lula, ao iniciar seu segundo ano

Publicado em 27 de março de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge do Baggi (Jornal de Brasília) Bruno Boghossi...

Mais visitadas