Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quarta-feira, novembro 22, 2017

Censura em pleno século XXI tira Programa Conexão Verdade em Jeremoabo

A imagem pode conter: 1 pessoa, terno e texto


Hoje completou 08 dias que o Programa Conexão Verdade foi retirado do ar por determinação  da direção do  Jeremoabo FM.
Jean-Jacques Becker (1996) avalia que a imprensa perde a capacidade de servir como fonte quando é censurada. E acrescenta que essa capacidade desaparece inteiramente quando se encontra nas mãos do poder. 
A ONG-Transparência Jeremoabo avisa ao leitores e amigos, que o Programa Conexão Verdade não morreu, voltará em breve ainda mais forte. Atendendo aos apelos de inúmeros ouvintes, revoltados  com a decisão ditatorial  e escandalosa da diretória da emissora do " conselheiro",  a ausência do " Conexão Verdade " será  por pouco tempo, pois interessa aos mais pobres, aqueles que decidem eleições.
A decisão de suspender o Programa Conexão Verdade   é explicada pela possibilidade de se ter infringido as normas da rádio, porém não apresenta a justificativa para essa possibilidade. Por que a decisão de suspender o Programa? Porque pode ter infringido as normas – eis a explicação. Mas por que pode ter infringido? Silêncio – não houve justificativa.
Sem sequer justificar por que o texto do colunista ‘pode ter infringido as normas ’, não faltou transparência? Explicou a decisão (com um ‘pode ter’), mas não a justificou. Sem a justificativa da explicação, ‘pode ter’ havido arbítrio na decisão. O silêncio quanto à justificativa ‘pode ter’ sido eloquente a respeito da medida e da índole. A suspensão foi unilateral – em mais de um sentido.
Os " cafetões do poder" não aceitam que o povo mais humilde tome conhecimento de seus ilícitos, de suas improbidades. 
Com as devidas proporções recordo de um artigo que li´a respeito , padre Vitor(hoje beatificado santo), era locutor e em seus programas, já em 1954, falava de questões sociais, como salário justo e reforma agrária. Em 1967, sentiu o peso da censura do governo militar. Ousado, leu a Declarações dos Direitos Humanos. Não deu outra: a Rádio foi lacrada e tirada do ar. Também criou vários bordões, até hoje divulgados.
A liberdade de expressão é um direito individual, mas sua manutenção está diretamente ligada ao interesse coletivo. É com a garantia desse direito que se tem acesso a informações relevantes sobre a ação dos agentes públicos e que se pode ter conhecimento suficiente para elaborar leis realmente justas".

Em destaque

"Análise Política: Fragmentação, Oportunismo e Desesperança"

"Reconciliação desses grupos é algo impossível. Pra ilustrar a situação Jairo está em um partido que pra ele ser eleito sozinho teria q...

Mais visitadas