Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

segunda-feira, julho 11, 2016

Será que ela pode?


Essa foi a pergunta que mais ouvi nessa semana que passou.
Mais importante do que a oposição procurar saber se a prefeita Anabel ainda poderá sair candidata, é estudar uma maneira de convencer o eleitor, que pior do que prefeito ruim é vereador omiso e conivente.
Qualquer prefeito só poderá fazer trambicagem junto com seu secretariado ou até roubar, se os vereadores permitirem, eis a razão do eleitor procurar escolher vereadores capazes e probos.
O que a oposição deve fazer se quiser obter sucesso nas próximas eleições, é providenciar uma fiscalização capaz e atuante, para não permitir que usem a máquina pública em proveito próprio, se não conseguir construir essa barreira, tanto faz ser Anabel, Maria, João, que a vaca continuará indo para o brejo.
Nessa altura do campeonato, o eleitor de Jeremoabo, mesmo sem ter conhecimento de quem serão os candidatos, praticamente já sabem em qual lado irá votar.
Período pré eleitoral é mais festa, brigas, mentiras e trambicagens.
Quem é que não sabe, quem é quem em Jeremoabo?
Atualmente só se enganará quem quiser, passamos quatro anos mostrando tudo que a prefeita Anabel praticou de bom e ruim em Jeremoabo, foi a prefeita mais fiscalizada e denunciada, portanto, com a internet nos dias de hoje, só votará contra ou a favor da mesma aquele que estiver disposto a praticar esse ato..
O que a oposição tem que batalhar, é saber vender seu peixe, e relembrar a população tudo que aconteceu durante esses quatro anos que passaram.
Nem sempre o povo age com a razão ou mesmo com  a lógica, temos exemplos célebres que ainda acontecem nos nossos tempos, é o caso de Hitler e Jesus Cristo.
 Depois de dois mil anos a História continua a mesma Continuam crucificando Cristo e soltando Barrabás...






.


Para o próximo pleito várias famílias movem-se na direção de assegurar aos seus parentes, próximos ou afins, pelo menos até o segundo grau conforme o regramento constitucional, o direito de participar dessas disputas municipais. E vêm as perguntas:
Pode o parente consangüíneo ou por afinidade até o segundo grau, candidatar-se no território da jurisdição do titular? Território da jurisdição do titular (melhor seria dizer circunscrição ao invés de jurisdição, por que quem tem jurisdição é juiz – juris dictio ) é o lugar onde o titular, prefeito, governador ou Presidente da República exerce o seu mandato. Assim, para o próximo pleito, temos que considerar a célula menor, o município, como o território onde ocorre a inabilitação.
No município onde o cidadão for prefeito, para que seu parente possa candidatar-se a outro cargo, o titular deve renunciar até seis meses antes do dia da eleição. Como o único outro cargo em disputa é o de vereador, o parente que quiser ser candidato a vereador, no mesmo município, nesse próximo pleito, deve conseguir que o prefeito renuncie ao mandato até seis meses antes do pleito.
É evidente o paradoxo. O titular que vai disputar a primeira reeleição (e única possível constitucionalmente falando), pode permanecer no cargo sem desincompatibilizar-se, afastando-se ou renunciando. Já o parente tem que conseguir a renúncia do titular para não ficar inelegível. É aquilo que o professor de direito chamou de "rabo da reeleição " que não consegue ficar bem aplicado em um corpo humano. Mas não é o único.
Para o mesmo cargo do titular, o parente até o segundo grau pode candidatar-se se esse titular não tiver esgotado o seu direito à reeleição. É o caso Garotinho no Rio de Janeiro. Sua esposa, a Rosinha, pôde candidatar-se à sucessão do titular porque Garotinho ainda não tinha sido reeleito. Mas, o conjunto familiar esgotou, nos oito anos em que estão dirigindo o estado do Rio de Janeiro, o direito de, a família disputar tal pleito. Assim, nem o Garotinho nem a Rosinha podem disputar a sucessão da Rosinha, sequer para o cargo de vice, mesmo que haja renúncia da Rosinha.
Aliás, naquela cidade do interior perguntaram como fazer para deixar todo mundo elegível para o próximo pleito de prefeito, tendo, o titular, sido eleito pela primeira vez. A resposta é dada pela renúncia do titular até seis meses antes do pleito. Assim, ele mesmo pode candidatar-se bem como seus parentes, sua esposa, seus filhos, seus irmãos.
E, a esposa do prefeito que está exercendo o segundo mandato consecutivo, pode candidatar-se ao cargo de prefeito ou vice, com renúncia ou sem ela? Não, não pode. Nem a vice, nem a prefeito. Aliás, a construção jurisprudencial acaba equivalendo o cargo de vice ao do titular para efeito de inelegibilidade, de forma a coibir a fraude na sucessão que se consuma quando o parente pode candidatar-se a vice e depois, com a renúncia do titular vira prefeito. Isso é vedado pelo TSE. Mas pode candidatar-se ao mandato de vereadora desde que seu marido renuncie seis meses antes do pleito.
Já para o cargo de prefeito em outro município, situação que está se tornando comum, o titular pode ser candidato, seja esse município vizinhou ou não e desde que não seja resultado de desmembramento, isto é, desde que o município não tenha feito parte de outro, maior, em que o candidato foi prefeito no mandato anterior. Mas, ainda assim, o titular deve renunciar ao cargo anterior, até seis meses antes do pleito. Isso significa que o prefeito pode transferir seu domicílio para outro município. As conseqüências dessa transferência não são alcançadas pela legislação eleitoral. É caso de eventual infringência à Lei Orgânica do Município a ser examinada pela Justiça Comum.
Agora, o Prefeito que quiser candidatar-se a vereador no seu município pode fazê-lo, desde que renuncie até seis meses antes do pleito.
Já o parente, vereador em exercício de mandato, que quiser disputar a reeleição para o mesmo cargo pode fazê-lo sem a desincompatibilização do titular.
São casos que despertam a curiosidade de todos. Haverá quem queira aprofundar o estudo. Para esses recomendamos a leitura atenta da Resolução 21.463 do C.TSE que foi publicada no DJU de 29.09.03.


Autor

Alberto Rollo

Alberto Rollo

especialista em Direito Eleitoral, presidente do Instituto de Direito Político Eleitoral e Administrativo (IDIPEA)
é autor de mais de 14 livros, entre eles: "Propaganda Eleitoral: teoria e prática" e "O advogado e a administração pública".

Em destaque

Já temos motivos em dobro para temer turbulências climáticas assustadoras

Publicado em 28 de março de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Turbulências se intensificam mais rapidamente nos T...

Mais visitadas