Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

terça-feira, março 29, 2016



“O povo brasileiro vai realizar o julgamento do crime de responsabilidade”, afirma Anastasia



O senador Antonio Anastasia (PSDB/MG) defendeu nesta terça-feira (29/03), no Plenário do Senado Federal, que a Constituição Brasileira seja respeitada e que o Congresso Nacional continue a averiguar se a presidente da República cometeu crime de responsabilidade. Segundo o senador mineiro, que também é professor e mestre em Direito Administrativo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a democracia brasileira tem alguns mecanismos de defesa que foram concebidos com base na teoria original de Montesquieu, da separação dos Poderes, nos chamados freios e contrapesos.
“É o povo brasileiro, através de seus representantes na Câmara e no Senado, que vai averiguar – claro, garantindo o amplo direito de defesa –, a existência do crime de responsabilidade, que não tem nenhuma vinculação com os chamados crimes comuns. Nesse caso, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, cada qual com seu papel e cada qual com a sua atribuição, vão realizar esse julgamento – a Câmara fazendo juízo de admissibilidade e o Senado fazendo julgamento de mérito”, afirmou Anastasia.
Para sustentar seu ponto de vista, o senador citou a Constituição Federal e a lei 1.079, de 1950, que define os crimes de responsabilidade e regula o respectivo processo de julgamento. Segundo Anastasia, esse tipo de crime decorre exatamente da quebra do equilíbrio entre os Poderes, do exercício desmesurado do poder pelo Chefe do Executivo, que atenta contra a União, que viola a Lei Orçamentária e que desrespeita a autonomia de Estados e Municípios.
Anastasia afirmou que, nesse momento, algumas pessoas estão criando grande celeuma, de ordem política, para tentar confundir a opinião pública. Para ele, não há motivo algum para se falar em golpe.
“Nós seremos juízes desse momento, nós vamos julgar diante das provas que serão aqui elencadas, provas robustas, mas que serão discutidas no momento oportuno. É um julgamento especial, realizado de modo específico e singular. Mas um julgamento previsto em nossa Constituição para preservar o equilíbrio e a harmonia dos Poderes, sob o título do chamado crime de responsabilidade”, explicou.
Ao finalizar seu pronunciamento – um aparte ao discurso do senador Cássio Cunha Lima (PSDB/PB), líder do seu partido no Senado –, Anastasia lembrou um trecho de Memórias Póstumas de Brás Cubas, obra de Machado de Assis, dando a entender que o clima do atual governo já é de morte.
“Soluços, lágrimas, casa armada, veludo preto nos portais, um homem que veio vestir o cadáver, outro que tomou a medida do caixão, caixão, essa, tocheiros, convites, convidados que entravam, lentamente, a passo surdo, e apertavam a mão à família, alguns tristes, todos sérios e calados, padre e sacristão, rezas, aspersões d’água benta, o fechar do caixão a prego e martelo, seis pessoas que o tomam da essa, e o levantam, e o descem a custo pela escada, não obstante os gritos, soluços e novas lágrimas da família, e vão até o coche fúnebre, e o colocam em cima e traspassam e apertam as corrêas, o rodar do coche, o rodar dos carros, um a um…”
“Amém. É o quadro do atual Governo”, afirmou.
http://antonioanastasia.com.br/o-povo-brasileiro-vai-realizar-o-julgamento-do-crime-de-responsabilidade-afirma-anastasia/ 





Voltei a falar da legalidade e da constitucionalidade do processo de impeachment na Tribuna do Senado. Já tinha abordado o tema mais cedo, em um aparte no Plenário que já publiquei aqui na página, e fiz agora um pronunciamento mais longo, em que espero ter abordado todos os pontos. É meu dever, não apenas como senador mas também como professor de Direito, deixar tudo bem claro, para eliminarmos as dúvidas causadas por quem fala em um falso "golpe".
Agradeço aos senadores que contribuíram com seus valorosos apartes, que também estão disponíveis ao final do vídeo.
-

Em destaque

Em plena crise mundial, três Poderes criam tempestade política no Brasil

Publicado em 19 de abril de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge do Alpino (Yahoo Notícias) José Casado Veja ...

Mais visitadas