Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

terça-feira, dezembro 15, 2015

Já que a Câmara de Vereadores de Jeremoabo foi omissa e conivente em aprovar contas irregulares, a bola agora está única e exclusivamente nas mãos dos vereadores de oposição e do Ministério Público Estadual

Câmara de Jeremoabo aprova contas dos ex-prefeitos Tista e Pedrinho



Por Luiz Brito DRT/ 3.913
Dorisvan Lira

Com o voto surpreendente do vereador Tião da Lagoa do Mato (PSD), que votou contra o patrimônio, ou seja, contra o ex-prefeito da base aliada, Pedrinho de João Ferreira, a Câmara de Jeremoabo aprovou na manhã desta terça-feira (15) as contas das gestões de João Batista Melo de Carvalho, o Tista de Deda e Pedrinho referentes ao ano de 2012. As votações acabaram derrubando os pareceres da Comissão de Finanças e Orçamento, que recomendavam a rejeição das contas e que seguiam o parecer do Tribunal de Contas do Municípios (TCM).
Com um público pequeno dada a importância da sessão, o que chamou atenção foi a presença de dois jovens portando cartazes fazendo referência à Lei complementar 006/91 art.  58 inciso 2 que preconiza: “ O vereador não Participará da votação, mesmo presente quando a Mesa Diretora tratar de contas das quais, ele ou seu cônjuge ou pessoa de quem ele seja parente, consanguíneo ou afim até terceiro grau tenha sido gestor. O cenário se encaixa ao caso onde os “réus” em questão, Tista de Deda e Pedrinho, são irmãos da presidente Ana Josefina e Pedrinho é irmão do vereador, Manu. Entretanto ambos foram salvos pelo gongo, uma votação de emergência aprovada pela maioria permitiu que os dois votassem.
O resultado já era esperado. Nas contas de Tista, o relator foi o vereador Antonio Chaves e pelas contas de Pedrinho, a relatora foi a presidente Ana Josefina, ambos dando parecer pela aprovação das contas de governo de 2012.
Nos dois casos, o resultado da aprovação poderia ter sido igual, ou seja 10 X 3, porém, o voto surpreendente do vereador Sebastião da Lagoa do Mato, alterou o resultado da votação das contas de Pedrinho de João Ferreira que ficou em 09 x 4.
Os ex-prefeitos comemoraram a decisão, embora o Tista de Déda estivesse ausente da cidade. Já o Pedrinho de João Ferreira logo que soube do resultado favorável, apareceu sorridente nas dependências da Câmara sendo cumprimentado pelos vereadores que ainda estavam na casa e populares.  Mesmo assim, o resultado não permite que Tista de Déda possa disputar a sucessão em 2016, já que sua esposa Anabel é a atual gestora. Já Pedrinho de João Ferreira, aliviado por ter tido as contas aprovadas, pode passar a engrossar a fileira dos pré candidatos à sucessão da prefeitura Anabel pela ala situacionista, que promete ser uma das mais disputadas de Jeremoabo. 


Nota da redação deste Blog - O TCM-BA fez sua parte  Opinando pela rejeição, porque irregulares opinou pela rejeição.

A Câmara de Vereadores de Jeremoabo também fez a sua parte, sendo omissa e conivente, aprovando a maracutaia e malversação contra o dinheiro público.

Agora cabe aos vereadores da oposição de Jeremoabo também fazerem sua parte, ou seja, entrarem com uma representação perante o Ministério Público, comunicando a FRAUDE praticada pela Câmara para aprovar as ditas contas  irregulares.


Cabe também ao Ministério Publico Estadual fazer a sua parte, pois o TCM-BA além de rejeitar as contas, fez o seguinte encaminhamento aquela autoridade:



"Em face das irregularidades consignadas nos autos, notadamente quanto ao descumprimento do art. 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal e da Lei nº 8.666/93, pelo Gestor Pedro Bonfim Varjão e descumprimento da Lei nº 8.666/93 pelo Gestor João Batista Melode Carvalho, determina-se a formulação de representação, por intermédio da Assessoria Jurídica deste TCM, ao douto Ministério Público Estadual, com fundamento nos arts. 1º, inciso XIX e 76,inciso I, letra “d”, da Lei Complementar nº 06/91.
SALA DAS SESSÕES DO TRIBUNAL DE CONTAS DOS MUNICÍPIOS DOESTADO DA BAHIA,em 29 de outubro de 2013.
Cons. Paulo Maracajá Pereira
Presidente
Cons. Paolo Marconi
Relator"
. JEREMOABO ESTÁ PECISANDO COM URGÊNCIA É DA VISITA DO JAPA NOEL DA PF...
...

Em destaque

Em plena crise mundial, três Poderes criam tempestade política no Brasil

Publicado em 19 de abril de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge do Alpino (Yahoo Notícias) José Casado Veja ...

Mais visitadas