Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

sexta-feira, junho 26, 2015

Jeremoabo município onde tudo só termina em ruínas, terra sem história por culpa dos (des)governos que só pensam em números.



Palavras de José Raimundo Santos a respeito da miséria acima:
Engenho da fazenda carita, preste a desabar tudo 

As relíquias da história de Jeremoabo estão se aniquilando aos poucos por irresponsabilidade dos governantes.
Jeremoabo está liquidando, passando uma esponja suja na  sua história, se tornando numa cidade que esqueceu da sua história.
Pasmem os senhores que o Caritá é  Reduto político de Anabel em 50% e Deri em 30% e PT de Fátima Nunes em 20%.

Antes que a relíquia histórica do Carita se evapore do mapa de Jeremoabo, transcreverei abaixo uma matéria publicada neste Blog em 02.07.2011.



Infelizmente esta é a realidade de Jeremoabo, tudo só termina em ruínas

AS RUINAS DA CARITÁ DO BARÃO


Fazenda Caritá - Barão de Jeremoabo. - Foto de Biu Vicente
Fazenda Caritá - Barão de Jeremoabo. - Foto de Biu Vicente
Em minhas andanças pelo Brasil algo que me trouxe uma profunda emoção foi olhar o enorme lago onde está sepultado o que restara da cidadela criada por Antonio Vicente Maciel e os seus seguidores que o chamavam de Conselheiro. Aquela imensidão de água, estancando a passagem do Rio São Francisco, era a vitória definitiva sobre o sonho louco de quem se pusera em confronto com gente muito poderosa. Mas, ali, perto daquelas águas que esconderam a “Velha Canudos” foi erguido um monumento, uma enorme estátua do Conselheiro que, lá de cima, olha sobranceiro, vitorioso sobre os seus vencedores.
Mas, surpresa maior eu tive na visita que, em Jeremoabo, à Fazenda Caritá, local de nascimento de Cícero Dantas Martins, que é mais conhecido como Barão de Jeremoabo, uma das ilustres personalidades da Bahia imperial e das primeiras décadas da República. O Barão de Jeremoabo foi proprietário de imensos territórios que herdou de seu pai, administrador das terras da Casa da Torre, e fez crescer graças às suas habilidades de comerciante e empresário inovador. Ele inaugura o período das usinas de açúcar, em uma de suas fazendas. Nos dias atuais seus descendentes continuam atuando e influenciando os destinos da Bahia e do Brasil.
Barão de Jeremoabo - Wikpédia
Barão de Jeremoabo - Wikpédia

Morto em 1903, o Barão tem notoriedade nos livros de História por sua participação na fase inicial da Guerra do Fim do Mundo, a Guerra de Canudos. Recente publicação das Cartas do Barão – homem de letras, estudos e comércio – se diz que Cícero Dantas Martins tentou convencer a Antonio Conselheiro desistir de seus projetos em organizar um povoado. O Barão teria auxiliado a idéia da organização da primeira tropa que acometeu os Conselheiristas. Claro que a atuação de um “desorganizador” da mão de obra na região criou instabilidade na Bahia dos latifúndios e na República dos Coronéis da “Guarda Nacional”, instituição que deveria ser extinta com a República, mas que se manteve no imaginário e cotidiano dos mais pobres. A surpresa que tive, entretanto é que nessa terra que nada guarda, nada conserva de sua história, também está deixando ser destruída o conjunto que forma a Fazenda Caritá: 3 casas de moradores, a Casa Grande e sua cozinha externa (com um dos primeiros serviços de água aquecida para o banho), o engenho de tração animal e a casa de banhos da família. Tudo isso está sendo reduzido a cinzas sob a proteção do INCRA e o silêncio do IPHAN. Esse conjunto nem mesmo está tombado pelo Patrimônio Histórico, ele está tombando.
Engenho de Tração Animal na Fazenda Caritá - foto de Biu Vicente
Engenho de Tração Animal na Fazenda Caritá - foto de Biu Vicente
É fácil entender que uma república de latifundiários não queira mostrar as ruínas das vidas arruinadas dos trabalhadores rurais, por isso Canudos está sob as águas de uma barragem, mas será que essa república se envergonha dos latifundiários do passado, e quer esconder no esquecimento os que destruíram Canudos para construir o Brasil de Hoje? Nós queremos nossa História. O INCRA não tem o direito de deixar virar cinzas um dos conjuntos arquitetônicos e residencial que explicam a nossa história. O IPHAN tem que ser acionado.





COORDENADOR DO CARTEL FEZ DEPOIMENTO DEMOLIDOR


Arte - Capa lista do delator
Deu na Veja
O engenheiro Ricardo Pessoa, dono da construtora UTC, tem contratos bilionários com o governo, é apontado como o chefe do clube dos empreiteiros que se organizaram para saquear a Petrobras e cliente das palestras do ex-presidente Lula. Desde a sua prisão, em novembro passado, ele ameaça contar com riqueza de detalhes como petistas e governistas graúdos se beneficiaram do maior esquema de corrupção da história do país.
Nos últimos meses, Pessoa pressionou os detentores do poder – por meio de bilhetes escritos a mão – a ajudá-lo a sair da cadeia e livrá-lo de uma condenação pesada. Ao mesmo tempo, começou a negociar com as autoridades um acordo de delação premiada. o empresário se recusava a revelar o muito que testemunhou graças ao acesso privilegiado aos gabinetes mais importantes de Brasília.
O Ministério Público queria extrair dele todos os segredos da engrenagem criminosa que desviou pelo menos 6 bilhões de reais dos cofres públicos. Essa negociação arrastada e difícil acabou na semana passada, quando o ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), homologou o acordo de colaboração entre o empresário e os procuradores.
CONTÉUDO EXPLOSIVO
Veja teve acesso aos termos desse acerto. O conteúdo é demolidor. As confissões do empreiteiro deram origem a 40 anexos recheados de planilhas e documentos que registram o caminho do dinheiro sujo. Em cinco dias de depoimentos prestados em Brasília, Pessoa descreveu como financiou campanhas à margem da lei e distribuiu propinas. Ele disse que usou dinheiro do petrolão para bancar despesas de 18 figuras coroadas da República.
Foi com a verba desviada da estatal que a UTC doou dinheiro para as campanhas de Lula em 2006 e de Dilma em 2014. Foi com ela também que garantiu o repasse de 3,2 milhões de reais a José Dirceu, uma ajudinha providencial para que o mensaleiro pagasse suas despesas pessoais. A UTC ascendeu ao panteão das grandes empreiteiras nacionais nos governos do PT. Ao Ministério Público, Pessoa fez questão de registrar que essa caminhada foi pavimentada com propinas. Altas somas.
A LISTA DOS FAVORECIDOS
Campanha de Dilma em 20147,5 milhões de reais
Campanha de Lula em 20062,4 milhões de reais
Ministro Edinho Silva (PT)*
Ministro Aloizio Mercadante (PT)250.000 reais
Senador Fernando Collor (PTB)20 milhões de reais
Senador Edison Lobão (PMDB)1 milhão de reais
Senador Gim Argello (PTB)5 milhões de reais
Senador Ciro Nogueira (PP)2 milhões de reais
Senador Aloysio Nunes (PSDB)200.000 reais
Senador Benedito de Lira (PP)400.000 reais
Deputado José de Fillipi (PT)750.000 reais
Deputado Arthur Lira (PP)1 milhão de reais
Deputado Júlio Delgado (PSB)150.000 reais
Deputado Dudu da Fonte (PP)300.000 reais
Prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT)2,6 milhões de reais
O ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto15 milhões de reais
O ex-ministro José Dirceu3,2 milhões de reais
O ex-presidente da Transpetro Sergio Machado1 milhão de reais
Como tesoureiro, arrecadou dinheiro para a campanha de Dilma de 2014
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – A quantia que mais desperta atenção são os R$ 20 milhões atribuídos ao senador Collor. Que vantagem teria levado a empreiteira UTC a oferecer tamanha propina ao parlamentar? Talvez a explicação esteja no corpo da matéria, ao qual não tivemos acesso, porque não temos assinatura da Veja. Quem souber, por favor informe. (C.N.)

Em destaque

Em plena crise mundial, três Poderes criam tempestade política no Brasil

Publicado em 19 de abril de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge do Alpino (Yahoo Notícias) José Casado Veja ...

Mais visitadas