Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

domingo, outubro 27, 2013

O vereador não deveria ser igual a lagartixa, mas infelizmente é a realidade


QUAL É A FUNÇÃO DO VEREADOR ?


Por: Prof.Damião Pereira
 

      Compete ao vereador, mostrar os problemas da comunidade e buscar providências cabíveis junto aos órgãos competentes. Mas não é só isso. Cabe-lhe também a função de fiscalizar as contas do Poder Executivo Municipal e do próprio Legislativo.
      Um dos pré-requisitos básicos da democracia é a existência de um Poder Legislativo forte e realmente independente. Sem isso, a democracia é deficiente.No Brasil, apesar das leis falarem claramente em “poderes independentes e harmônicos entre si”, ainda falta muito para que isso vire realidade.
       Infelizmente, as contradições começam a nível nacional e estadual, quando temos parlamentares, em sua maioria, subserviente e fiéis aos interesses políticos e econômicos do Executivo,daí surgem a idéia errada do papel do vereador.
     De um modo peculiar nas Câmaras Municipais, é vergonhoso o comportamento de alguns edis,esse fenômeno acontece em todo país, prefeitos detêm a maioria dos vereadores os quais mantêm com um “empreguinho” para a esposa, um benefício aqui, outro ali... e assim, o edil fica cada vez mais distante do verdadeiro papel do vereador, passando a ser apenas mais um encabrestado, boneco de marionete,em alguns casos o prefeito,se torna refém do Legislativo.
      É uma atribuição da população esclarecida, exercer bem o seu direito de escolha, quando chamada às urnas para indicar sua representação. É muito comum ouvir: “vereador não serve para nada”.
Compete ao vereador, expor os problemas da comunidade e buscar providências junto aos órgãos competentes. Mas não é só isso. Cabe-lhe também a função de fiscalizar as contas do Poder Executivo Municipal, os atos do Prefeito, denunciando o que estiver ilegal ou imoral à população e aos órgãos competentes. Portanto, o vereador é o fiscal do dinheiro público.
      E aqui fica a pergunta: será que o vereador que presta apoio político incondicional ao Prefeito em troca de “benefícios” pessoais, exercerá livremente a função de fiscalizá-lo?E é isso que acontece na maioria das cidades brasileiras. Isso precisa ser mudado.Vereador deve ser independente, atuante, polêmico, e deve sempre ter a coragem de concordar com o que considerar certo e discordar do que considerar que esteja errado. Deve agir com conhecimento e desarmado de ódios ou rancores,sem traçar planos maquiavélicos em prol de “promoção pessoal”.
       É isso que a população deve observar e cobrar de seus representantes. Aliás, a população precisa freqüentar as reuniões dos Legislativos Municipais, para saber como estão se comportando os “representantes do povo”.
Também é válido lembrar que pela estrutura social brasileira, ao vereador é sempre cobrada a função de assistente social. Isso vem de longe. São os costumes malditos do “coronelísticos” que persistem, como herança política da República Velha.
      Infelizmente, devido à realidade de pobreza da maioria dos nossos municípios, ainda se pensa assim, o que torna desfigurada a ação política. Essa mentalidade tanto compromete o eleitor, vítima maior, por falta de educação política, quanto ao vereador, que não dispondo de condições materiais para solucionar os problemas do seu eleitorado, obriga-se ao cabresto do gestor municipal. Mas, tanto no caso do eleitor como do vereador, predomina-se a escassez de educação política.
      Precisamos de vereadores atuantes, dispostos a romperem com os costumes persistentes de subserviência e vício. O vereador deve agir sem apego a benefícios pecuniários.Vereador consciente contribui efetivamente para o desenvolvimento humano do seu município, ajudando o povo a pensar e se organizar, independente de ser situação ou oposição,pois oposição que silencia diante dos problemas se torna tão “criminosa” quanto aqueles que usam da prerrogativa de ser situação para coagir o gestor municipal.Por isso,surge a necessidade da aplicação da expressão “poderes independentes e harmônicos entre si”.
Você pode enganar algumas pessoas todo o tempo.Você pode também enganar todas as pessoas algum tempo.Mas você não pode enganar todas as pessoas todo o tempo.”
Abrahan Lincoln


PRECISAMOS PARAR DE ENDEUSAR E ADORAR OS POLÍTICOS E PASSAR A FISCALIZÁ-LOS. *Tratá-los como o que realmente são: empregados do povo, servidores públicos. Eles distorceram totalmente a situação: os políticos corruptos servem apenas a seus próprios interesses, se tornaram PREJUDICADORES PÚBLICOS. Se você, eu, nós, povo, não fizermos nada para consertar a situação, eles com certeza não farão, pois estão se beneficiando. *Leocádio Celso Gonçalves
Imagem: Editoria de Arte / FolhaPress




Hoje é um dia muito especial para nós servidores públicos, gostaria de quebrar o protocolo e não desejar Parabéns aos servidores. Vou aqui implorar aos prefeitos e secretários que ao invés do cinismo e a demagogia, respeitem os servidores públicos municipais principalmente da cidade de Jeremoabo, pois é disso que nós precisamos. Hoje pessoas que são nossos superiores (prefeita e secretários) querem nos tratar com leis absolutas e autoritárias, não é assim que se faz democracia neste país, penso eu que este tempo tenebroso havia acabado, será? Mas parece que eles seguem severamente as teorias de Maquiavel: “É melhor ser temido que amado... Dê o poder ao homem e descobrirás quem realmente ele é". E na gestão da prefeita Anabel isso é fato!

Ao ler a prova do ENEM me inspirou esta reflexão!
George Luiz

 

 

 

 

Judiciário vetusto, pernicioso, insolente e moroso.


Roberto Monteiro Pinho

O Papa é pop


Fernando Orotavo Neto

Kirchner perde em distritos-chave, mas tem maioria no Congresso

Novos municípios mantêm a baixa qualidade de vida, diz pesquisa

Crítica à 'distribuição de feudos' pauta primeiro encontro entre PSB e Rede

Voto aberto e marco civil da internet agitam semana


votoabertofinal
Senadores ainda divergem sobre abertura de voto para todos os tipos de deliberação no Legislativo, como prevê o texto aprovado pelos deputados. Na Câmara, relator quer votar nova legislação para a internet mesmo sem consenso
Continue Lendo...

Pestana: deputado propõe dividir estados em regiões eleitorais

Toninho: terceira via consistente deve surgir em 2014

Dilma parabeniza Lula por aniversário de 68 anos

Revistas: dinheiro beneficia garimpeiros ligados a Lobão

Gilberto Abelha/Jornal de Londrina / Estudantes entram para a prova do Enem em Londrina: prova cansativa

Enem 2013: confira a correção completa

Professores dos cursos Acesso, Bom Jesus, Dom Bosco e Expoente corrigiram e comentaram todas as questões do exame nos dois dias de prova. Acompanhe como você se saiu no exame
Confira as análises das provas feitas pelos professore

PM de São Paulo usa a internet para isolar black blocs

A corporação agora publica avisos nas páginas das redes sociais, em que se organizam os atos, destacando que tais protestos serão acompanhados

Defesa diz que jovem não aparece agredindo coronel

A decepção da partilha do Campo de Libra “desenterrou” a corrupção de “DOAÇÃO” da Vale. Agora, Dona Dilma mente, apela para a X-E-N-O-F-O-B-I-A


Helio Fernandes,


Yasmin Brunet vai desfilar na Fashion Week Fórmula 1: Sebastian Vettel comemora vitória Primeiro desfile da São Paulo Fashion Week no metrô de SP
Primeiro desfile da São Paulo Fashion Week no metrô de SP Muros pichados na sede do Palmeiras após a volta do time à série A Coronel Reynaldo Simoes Rosai, ferido durante protesto em São Paulo


Auditores do TCE-BA são suspensos de cargos após se posicionarem contra indicação

Auditores do TCE-BA são suspensos de cargos após se posicionarem contra indicação
Auditores do Tribunal de Contas do Estado (TCE) foram suspensos dos seus cargos

Capacidade do cérebro pode ser maior do que se imagina

Capacidade do cérebro pode ser maior do que se imagina
.

PAUTA TCM DIAS 29/10/2013
Fonte: joilsoncosta



Jeremoabo e a  Política:    O ex-prefeito Pedrinho está colhendo o que plantou...
 
Crédito; Divulgação

TRIBUNAL PLENO - PAUTA PARA A 105ª SESSÃO ORDINÁRIA - DIA 29/10/2013 Processo nº 09329-13 - Contas da Prefeitura Municipal de JEREMOABO, exercício de 2012. Gestores/Responsáveis:João Batista Melo de Carvalho e . Pedro Bonfim Varjão.
Comentário:
Como Jeremoabo é a terra do impossível acontece, nada é de se duvidar que ambos "artistas", tenham suas contas aprovadas e ainda recebam elogios, pela capacidade de praticarem improbidades de alto padrão.
Só que a dupla  já foi condenada por uma grande parte do povo independente e consciente  de Jeremoabo.

Em destaque

Em plena crise mundial, três Poderes criam tempestade política no Brasil

Publicado em 19 de abril de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge do Alpino (Yahoo Notícias) José Casado Veja ...

Mais visitadas