Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quinta-feira, novembro 15, 2012

Deus, seja pela religião ou pela ideia, é universal

Pedro do Coutto


Barbosa tenta em vão golpe contra o Congresso 213
 
Contraponto 9744 - A atuação
do STF em imagens.
Do BLOG CUTUCANDO DE LEVE - 13/11/2012  (Clique aqui)
 

O roteiro da novela "mensalão" e seus próximos capítulos


 

O Poder dos Poderes

Janio de Freitas

Nenhum dos Poderes goza de mais conforto e maior luxo, nos níveis superiores, do que o Judiciário


Lewandowski, um desagravo ao Direito brasileiro



por Saul Leblon, em Carta Maior
A expressão ‘Ainda há juízes em Berlim’ é frequentemente lembrada quando o Estado de Direito é acuado pela exceção que pretende impor a sua vontade à força ou, modernamente, ao arbítrio do rolo compressor midiático.
A convicção embutida no enunciado remete ao desassombro de um camponês prussiano ainda no século XVIII . Coagido a derrubar seu moinho na vizinhança do palácio real, ele resistiu ao algoz porque confiava na isenção da Justiça que lhe deu coragem para não ceder.
A captura da opinião pública pelo quase oligopólio midiático distorce a relação de forças na sociedade a ponto de fraudar o direito de não ceder ao imperativo conservador.
O país patina há mais de quatro meses no vórtice dessa amarga experiência de usurpação do discernimento social e jurídico.
Acionada por interesses cuja hegemonia tem sido desautorizada em sucessivos escrutínios democráticos, uma fantástica máquina de criminalização da esquerda, da política e das formas de representação popular foi posta em marcha no julgamento da Ação Penal 470.
Talentos profissionais da dramaturgia, do jornalismo e do marketing político revestiram uma monumental peça acusatória com o maniqueísmo capaz de torná-la crível, lógica e digerível.
Só um ruído maculava a extraordinária sintonia do conjunto: a falta de provas nos autos. A lacuna seria calafetada diuturnamente pelas betoneiras da semi-informação, da ocultação e do preconceito intrínsecos ao monolitismo midiático.
O jurista alemão Claus Roxin desautorizou o uso bastardo de um conceito de sua lavra, apropriado de forma pedestre na sofreguidão condenatória montada a contrapelo dos autos e das circunstâncias.
Mas foi um magistrado no ofício corajoso de reafirmar a norma e, sobretudo, as impropriedades da impaciência na santa aliança com o arbítrio que personificou a imagem do juiz de Berlim neste caso.
Ricardo Lewandowski recusou o moralismo obscurantista e afrontou o contubérnio entre egos togados e holofotes feitos para cegar.
Paciente, às vezes indignado, reafirmou o espaço do contraditório; sempre que pode, recolou o comboio desembestado na faina condenatória nos trilhos da razão argumentativa; falou sem o hermetismo dos boçais; convidou à reflexão , evocou o bom senso — cobrou a presunção da inocência, sem a qual o Direito deixa o abrigo da ciência para ser arbítrio.
Em rota de colisão com o atropelo dos autos , não recuou quando a ligeireza indiciária dos robespierres das redações levantou a guilhotina contra a sua reputação.
Lewandowski honrou a toga da suprema corte ao não ceder à arte de satanizar antes de provar a existência do inferno – não raro encenado com as chamas produzidas no photoshp do oligopólio que se evoca inimputável.
A retidão do ministro revisor orgulha e reafirma a soberania do judiciário brasileiro no terreno minado dos dias que correm.
Mas sua voz não pode mais ser reportada à opinião pública exclusivamente pelo filtro de um aparato interessado em baratear o Direito a sua conveniência.
Seus pares em todo o Brasil não podem perdurar em silêncio, enquanto se procede à lapidação da toga heroica com as pedras de um falso consenso condenatório.
Carta Maior conclama seus leitores, os advogados e juristas brasileiros, ademais das organizações sociais e suas lideranças a endossarem o manifesto ecumênico de apoio a Ricardo Lewandowski iniciado e liderado pelo blog ‘Cidadania’, e que deve ser entregue ao ministro, em mãos , em Brasília.
Não se trata, fique claro, de um gesto protocolar. Tampouco expressa uma verticalidade partidária –não é apenas a Ação Penal 470 que está em jogo.
O desagravo a Lewandowski nos dias que correm representa, acima de tudo, uma reafirmação do sagrado compromisso do judiciário com o Estado de Direito no país.
Para ler e apoiar o manifesto,  iniciativa de  Eduardo Guimarães, clique aqui.
PS do Viomundo:  O ministro Lewandowski escolheu o caminho mais difícil: rejeitou a pressão maciça da mídia, encarando-a com dignidade e seriedade. Honrou a toga. Fez o que se espera de alguém na sua posição: Justiça. O desagravo a ele, neste momento, representa um desagravo ao Direito brasileiro em defesa do Estado democrático no País. Conceição Lemes
 
Chico Bicudo

O jurista que é referência internacional no assunto justamente por ter sido o responsável por consolidar a teoria sugere que o STF não poderia ter usado o "domínio do fato" para garantir as condenações no caso do mensalão.
 

Uma falsa unanimidade a menos




Se existisse uma réstia, um único miserável e isolado átomo de honestidade nessa imprensa mistificadora que temos no Brasil, todos os jornais, telejornais, rádios, blogs e sites corporativos que espalharam versões sobre “repúdio popular” ao ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski, a esta altura deveriam estar noticiando o contraponto disso, uma massa de quase quatro mil pessoas neste blog e mais de seis mil no Facebook que endossaram um manifesto de desagravo a ele pelas agressões e calúnias de que tem sido vítima, as quais, incessantemente, flertam com o crime contra a honra.
Por muito menos do que fizeram com esse homem de vida inatacável e notório e reconhecido saber jurídico, seu par naquela Suprema Corte, o ministro Gilmar Mendes, saiu processando meio mundo –  inclusive quem, ainda que acidamente, não mais do que meramente opinou em blogs.
Pois bem: aqui mesmo, neste blog, durante os últimos dias em que o manifesto de desagravo a Lewandoswki foi levado a cabo, algumas dezenas de pessoas, sob nomes e sobrenomes provavelmente falsos, fizeram graves ataques à honra do desagravado – todos deletados sem dó nem piedade. Ataques de um teor absurdo, injustos, irresponsáveis, os quais, espantosamente, sempre acabam repercutidos nos grandes meios de comunicação, como no dia do segundo turno das últimas eleições, quando a mídia, em bloco, relatou “manifestações de repúdio” ao ministro, como a de uma cidadã que teria dito sentir nojo dele, ou do mesário de sessão eleitoral que se recusou a lhe estender a mão ao ser cumprimentado.
Dessas manifestações isoladas de incivilidade, nasceram hordas de matérias na mídia tentando forjar uma impopularidade virtual que o ministro Lewandowski teria auferido ao se negar a condenar o “núcleo político” da ação penal 470, vulgo mensalão.
Até o último domingo, temia-se que Lewandowski fosse linchado na rua devido a tanta impopularidade de que estaria sendo alvo. Contudo, a partir de matéria publicada pela Folha de São Paulo naquele dia, matéria contendo entrevista do jurista alemão Claus Roxin, formulador da teoria jurídica do Domínio do Fato, como que pairou um sentimento de revolta entre os de boa fé, pois o mesmo Lewandowski, quando da votação das condenações daquele “núcleo político”, chegou a dizer, textualmente, que nem o próprio Roxin acolheria o uso que fizeram de sua teoria.
Era preciso, pois, uma reação decidida. Adotá-la, uma obrigação de qualquer cidadão. Razão pela qual este que escreve viu, ali, oportunidade de, mais uma vez, exercer a própria cidadania oferecendo a tantos indignados com a injustiça contra Lewandowski a chance de, por alguma maneira, saírem da impotência.
Aqui se propôs um manifesto de desagravo ao magistrado, do que decorreu apoio decidido de nomes da blogosfera como Luis Nassif, com uma belíssima crônica, ou como Paulo Henrique Amorim, com seu bom humor, ou mesmo como na crônica cáustica do Brasil 247. Eis que a blogosfera, ladeada por um exército de internautas, desconstruiu mais uma falsa unanimidade da direita midiática que pretendia vender Lewandowski como um homem desmoralizado que já vinha sendo apontado quase que como mais um réu do mensalão, em vez de julgador.
As milhares de pessoas que acorreram a este blog, entre as quais se destacam juristas, jornalistas, advogados, muitos estudantes de direito, vários alunos de Lewandowski, policiais militares, filósofos, médicos, pedreiros, comerciantes, donas de casa, além de amigos e familiares do ministro. E isso só para citar de cabeça alguns dos quais aqui estiveram para deixar a direita midiática com uma falsa unanimidade a menos em suas incontáveis estantes de fraudes do gênero.
Não foi, entretanto, sem custo que se fez o que se fez aqui nesta página. O afluxo impressionante de pessoas para apoiar esse magistrado revoltantemente injustiçado por ter simplesmente feito justiça como melhor sabe fazer, ou seja, em defesa do Estado de Direito e com o rigor em cada milímetro exigível, quando necessário, isso gerou acesso de milhares de pessoas simultaneamente ao Blog para postarem mensagens de apoio ao magistrado injustiçado, o que elevou a exigência da memória virtual que mantém a página no ar de 8 gigabites para quase o triplo, 22 gigabites.
Enquanto isso, eu fora do país a trabalho e o taxímetro do servidor de hospedagem do blog girando a todo vapor – quem entende de informática sabe quanto os servidores cobram para manter uma página no ar. Assim, apesar das dificuldades que se tem para manter no ar uma página sem receita como esta, não havia que considerar custo outro que o de violar a democracia em um processo fascista que condena primeiro e pergunta depois.
O maior custo, porém, não foi financeiro. A página saindo do ar gerou-me uma angústia que só foi sanada ao custo de não pensar em custos meramente monetários, mas nos custos para a democracia. As horas que a página não pôde funcionar, portanto, não desagradaram só aos que se queixaram, mas angustiaram duramente a este cujo único objetivo, desde que criou este blog, sempre foi o de estimular cada brasileiro a exercer a própria cidadania não se omitindo diante da injustiça, pois quem se omite diante dela se torna, ele mesmo, seu cúmplice.
O custo do gigabite anda caro na praça? O custo da injustiça é muito maior. Foi assim que, no Blog da Cidadania, mais uma vez foi possível provar que cada cidadão é uma usina de recursos para combater o que está errado, contanto que não se omita. Deste que escreve, portanto, todos podem ter certeza de que esse comportamento nunca partirá, pois já estamos muito perto de tornar o Brasil um país decente. Se os de esquerda não desistimos nem durante a ditadura, quando nos açoitavam a carne e o espírito, não seria agora que lhes entregaríamos tal vitória.
Fizemos justiça a um justo, neste blog. E ainda puxamos o tapete de mais uma falsa unanimidade destro-midiática. Não há dinheiro, nesta galáxia, que pague por isso.
***
PS: o manifesto do Blog da Cidadania em desagravo ao doutor Ricardo Lewandowski será entregue a ele proximamente. E a entrega será comentada aqui.
 

Saul Leblon: O silêncio que ofende a consciência nacional

Sobre Claus Roxim, STF, Janio de Freitas, mídia e McLuhan

 
Filha de Genoino diz que pai jamais será vencido 57
 
 







Colunista

Máxima vênia Sr. Ministro

3 Edson Luís Kossmann, 
Na ação penal 470 em julgamento no STF, está se verificando algumas questões novas (ou muito velhas) em torno da aplicação da justiça





Na OAB/AL um voto custa R$ 5 mil

0 Cadu Amaral, 
Como todo moralista é um vigarista em potencial, o mesmo acontece na Ordem. E eu volto a perguntar: quem fiscaliza as eleições da OAB?



PF investiga prefeito eleito por suposta compra de voto
 
Emerson Júlio Ribeiro (PSDB) e outras duas pessoas foram interrogados na delegacia da PF de Guarapuava

Pode um proctologista meter o dedo na História do Brasil?

Janer Cristaldo (Artigo enviado por Francisco Vieira)
O Senado acaba de aprovar um projeto de lei surrealista, que reza: “O exercício da profissão de historiador, em todo o território nacional, é privativo dos portadores de diploma de curso superior em história, expedido por instituição regular de ensino”.

.

Abominável Mundo Novo

Carlos Chagas
A gente é acordado e levanta da cama por conta de um desses irritantes relógios de cabeceira que ignoram nossas variáveis horas de sono, ficam apitando e, sem que tenhamos manifestado nossa opinião, interligam-se com um programa de rádio ou de televisão, daqueles que nesta manhã não nos interessam. Pouco importa a essa máquinas diabólicas se tivemos insônia ou não, durante a noite, e se gostaríamos de ficar mais quinze minutos deitados. Muito menos se o governo nos impôs esse abominável horário de verão que nos rouba uma hora de sono pela manhã e nos obriga a rolar por igual tempo na cama, de noite.




Pena de ex-vice-presidente do Banco Rural soma mais de 16 anos de prisão

Débora Zampier (Agência Brasil)




.

Dias Toffoli diz que penas a réus do processo do mensalão são 'medievais'

 

Após críticas de Cardozo, ministros do STF cobram política para presídios

 

Juros do cartão de crédito ficam pela primeira vez abaixo de dois dígitos
Taxa média do rotativo caiu para 9,37% em outubro


STJ dá tempo especial para trabalho com risco

A decisão também favorece quem atuou em outras profissões com risco, como vigilante e frentista de posto

para a profissão de comerciário

 

Cristina apresenta regras da sua "Ley de Medios"








:
Vista por adversários como uma tentativa de calar a oposição, o plano obrigará o grupo Clarín a vender parte de suas concessões de televisão a cabo na Argentina
Vencer
Leia Notícias do seu time
  • Corinthians
  • São Paulo
  • Palmeiras
  • Santos
  • Portuguesa

 

Teto salarial é peça de ficção, diz procurador


Marinus: a administração pública brasileira não estabelece a meritocracia
Em entrevista ao Congresso em Foco, procurador junto ao TCU que iniciou investigações sobre supersalários declara-se sem esperança de que a Constituição venha a ser cumprida e os limites constitucionais para o pagamento dos servidores sejam respeitados
Continue Lendo...

Rudolfo Lago: no Prêmio Congresso em Foco, um retrato do Brasil

No Fórum, Luiz Cláudio Cunha: no Brasil e no Rio Grande do Sul, a justiça, dois pesos e duas medidas

 








Thomaz Bastos considera penas "excessivas"

:

 








Graças a ele, todos morreram abraçados

:


Ayres Britto não deixa dosimetria para condenados do mensalão

 

STF teve "dois pesos e duas medidas" no mensalão, diz PT

Em nota, partido afirma que o tribunal agiu em sentido contrário no caso do mensalão tucano de Minas Gerais










"Carlim do PT" que virou algoz do partido diz adeus

:



Réus do mensalão se preparam para passar Natal na cadeia

 

 

Anac investiga manobra de avião do governador cearense na pista do aeroporto de Salvador

Anac investiga manobra de avião do governador cearense na pista do aeroporto de Salvador

Cipó: Prefeito eleito é denunciado por formação de quadrilha e compra de votos

Cipó: Prefeito eleito é denunciado por formação de quadrilha e compra de votos

 


Lewandowski: uma falsa unanimidade a menos

: Manifesto do Blog da Cidadania, de Eduardo Guimarães, em apoio ao ministro que se insurgiu contra iniciativas de Joaquim Barbosa obteve praticamente 10 mil adesões na internet e no Facebook, a despeito da imagem negativa construída em vários meios de comunicação; prova de que a "opinião pública" é apenas a opinião publicada

 

Os réus já decidiram: vão recorrer à OEA

: José Dirceu, Delúbio Soares e José Genoino, assim como personagens condenados em outros núcleos da Ação Penal 470, devem apresentar recursos, ainda neste ano, à Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA; Brasil é signatário do Pacto de San José, que prevê o duplo grau de jurisdição; caso do mensalão foi "bala de prata", sem essa possibilidade; pareceres de juristas já estão sendo contratados para contestar o STF

 

 

Barbosa tenta em vão golpe contra o Congresso

: Num dia que prometia ser brando no STF, com a despedida de Carlos Ayres Britto, o futuro presidente da corte, Joaquim Barbosa, tentou novamente inverter a ordem da sessão para cassar o mandato de João Paulo Cunha e impedir a posse de José Genoino, o que contraria a Constituição e representaria um golpe nas prerrogativas do Congresso, visitado ontem por ele; Barbosa foi barrado pelo relator Ricardo Lewandowski e se deu novo bate-boca; "quem faz a ordem é o relator", disse Barbosa; "sua ordem é a desordem", respondeu o revisor

 

 

 

Em destaque

2º Congresso Brasileiro de Direito Municipal

Mais visitadas