Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

domingo, fevereiro 05, 2012

GREVE DA POLÍCIA MILITAR


A greve da Polícia Militar no Estado vem atormentando a população baiana e, especialmente, a residente em Salvador, maior centro urbano com mais de 3 milhões de habitantes, onde em poucos dias houve saques, arrombamento de estabelecimentos comerciais, bloqueios de vias públicas e aumento no número de homicídios, 70 entre os dias 01 e 04, o que representa um acréscimo 126% em relação ao mesmo período da semana anterior (entre 25 e 28.01), segundo dados levantados pelo UOL.
Dados divulgados pelo jornal Correio da Bahia dão conta que somente na madrugada deste domingo, 05.02, um supermercado, uma loja de roupas de moda praia e uma unidade da Borges Calçados foram saqueadas no bairro de Fazenda Grande do Retiro. As lojas, localizadas na Travessa Avenida Bahia e na Rua Melo Morais Filho foram arrombadas e saqueadas por volta das 3h30 de hoje. A Cesta do Povo do Largo do Japão, no bairro da Liberdade, também foi objeto de vandalismo.
Eventos pré-carnavalescos que aconteceriam em Salvador foram suspensos por falta de segurança e os prejuízos do comércio e da indústria de eventos já são consideráveis.
Na esteira de Salvador aderiram ao movimento paredista unidades militares de mais 32 cidades do Estado, segundo a Associação dos Policiais e Bombeiros da Bahia – ASPRA. Na cidade de Barreiras estabelecimentos bancários e a sede de uma TV foram depredados. Em Paulo Afonso com a adesão ao movimento a segurança pública preventiva está sendo feita cargo do Exército Nacional e da Guarda Municipal.
O direito de greve é garantido aos empregados e funcionários públicos com a regulamentação que é dada pela Lei nº. 7.783, de 28.06.1989, onde se define os serviços essenciais.
Ao servidor público militar não é dado o direito de greve, embora tramite no Congresso Nacional o Projeto de Lei nº. 5.237/2001. A CF no art. 142, § 3º, ao tratar da segurança nacional proíbe ao militar a sindicalização e a greve, sendo que no art. 144, § 5º, se diz que a polícia militar e corpo de bombeiro são responsáveis nas cidades e nos Estados-membros da Federação pelo policiamento ostensivo e preventivo, caracterizando as instituições como forças auxiliares e reserva do Exercito e todos estão sujeitos aos princípios da subordinação e hierarquia. A Polícia Militar e os Bombeiros estão subordinados ao Governador do Estado.
No atual movimento grevista dos policiais militares a doutrina Dilma já deu sua cara na Bahia, o que foi revelado pelo Governador do Estado em pronunciamento à televisão. Integrantes da Força Nacional já desembarcaram em Salvador para manter a segurança pública preventiva, juntamente com o Ministro da Justiça e outras autoridades federais. No dia de hoje, 05.02.2012, comando especial da Polícia Federal desembarcou em Salvador para cumprir os mandados de prisão já expedidos.
Sabidamente a violência que sempre foi alta na Bahia e era mascarada, depois da posse de Wagner passou a ser mostrada pela imprensa e temos até jornal com noticiário policial na 1ª página que se espremer sai sangue. Nas administrações de Lula foram feitos investimentos na área da segurança público e tudo que Wagner acresceu as Polícias ainda não é o suficiente para suprir as necessidades.
Não temos dúvidas que valorizar o policial militar com soldos compatíveis, treinamentos e equipando-o é indispensável, mesmo porque, a baixa remuneração propicia condutas incompatíveis.
Na briga entre as ondas e o rochedo quem sofre são as ostras.
Se a preocupação maior é com a cidade de Salvador e região metropolitana, não se tem idéia do que poderá acontecer no interior do Estado. Nem a Força Nacional, o Exército ou a Policial Federal terá condições de dar a segurança devida em todas as cidades e povoados do Estado, o que poderá provocar um pânico nas populações. Até agora em Paulo Afonso não há notícias de saques, arrombamentos de residências e estabelecimentos comerciais que poderá vir acontecer. Os proprietários de supermercados estão receosos.
Leio na imprensa que o Dr. Pantoja revogou todos os Alvarás expedidos para realização de festas e eventos na cidade de Paulo Afonso, o que vejo com certa reserva, já que o funcionamento dos estabelecimentos comerciais e de serviços é da competência do Município, entendendo o sentido da medida pelo fato de que não ser possível avaliar o que aconteceria com as realizações e participação de possíveis infiltrações em ano eleitoral. Surpreendentemente em Salvador, estabelecimentos já foram incendiados e não se levou qualquer objeto, o que não se afina com saques realizados pela população.
De uma ou outra forma a população do Estado não poderá ficar a mercê da violência já registrada em Salvador, Feira de Santana e outras cidades de idêntico porte.
À proporção que tomou o movimento paredista dos policiais militares preocupa e muito mais em ano eleitoral. Será preciso separar as reivindicações justas e possíveis de atendimento em curto prazo, sem perder o princípio da autoridade.
É preciso não esquecer que a segurança Pública é da responsabilidade do Estado e que as Forças de Segurança, auxiliares ou não são o próprio Estado que tem a obrigação de garantir a vida dos cidadãos e seu patrimônio. Esperamos que os integrantes da Polícia Militar em greve não permitam que infiltrados ou pessoas descomprometidas promovam a desordem na ânsia de dar maior proporção ao evento ou extrair dividendos políticos.
Paulo Afonso, 05 de fevereiro de 2012.

Fernando Montalvão. montalvao@montalvao.adv.br.
Tit. do escrit. Montalvão Advogados Associados.




Veja as manchetes dos principais jornais e revistas neste domingo






Reforma judiciária já



Veja as modalidades de corrupção mais comuns (Revista Época SP)

arte de furtar

Veja as modalidades de corrupção mais comuns

45 são detidos por urinar
nas ruas no pré carnaval no Rio



Alpino

Judiciário

Tribunal de São Paulo dá 'auxílio-tablet' de R$ 2.500 para juízes



Manipulação do Conselho de Segurança da ONU para derrubar Kadafi não se repete no caso da Síria.

Carlos Newton



Apostadores de AL e MG levam R$ 22,7 milhões cada na Mega-Sena


Militar e greve. Se a moda pega, o bicho vai pegar.

José Reis Barata


Charge do Duke (O Tempo)

O preocupante desdobramento da greve de PMs na Bahia

Milton Corrêa da Costa


PM integrante de movimento grevista é preso


Terror e mortes: é hora de mudar e punir

por Samuel Celestino



Prefeitura coloca serviços municipais à disposição do Exército

Prefeitura coloca serviços municipais à disposição do Exército



Veja as manchetes internacionais sobre a greve na Bahia




Wagner nega anistia para policiais grevistas e chama líderes de criminosos

Wagner nega anistia para policiais grevistas e chama líderes de criminosos




Pressionado por Dilma, Guido Mantega se defende de escândalo  (Ronaldo de Oliveira/CB/D.A Press)




Benefício por invalidez de 2002
a 2009
tem direito
a correção. Confira

Segurado que recebeu auxílio-doença, auxílio-acidente, aposentadoria por invalidez deve entrar com pedido de revisão

Por dentro

Veja o que fazer para pedir
a correção direto no posto



Congresso em Foco sofre com ofensiva judicial


'Estou mais satisfeito de ter saído do que entrado', diz Negromonte

'Estou mais satisfeito de ter saído do que entrado', diz Negromonte
Foto: Tiago Melo / Bahia Notícias


Fotos do dia

Adriana Lima pode ser a sucessora de Gisele Bündchen Acidente grave deixa cinco pessoas feridas na zona sul Supermercados desistem de sacolas biodegradáveis
Empresária e cantor decidem se casar no sambódromo Bingo é fechado por policias militares no bairro da Santa Cecília Gilberto Kassab participa de vistoria na Fábrica do Samba, na Barra Funda



B@te-papo na internet: saiba como excluir o seu Facebook para sempre


Congresso começa novo ano com pauta velha

Ano legislativo foi aberto semana passada, mas votações só serão retomadas a partir de terça. Foto: Valter Campanato/ABr

Novas regras de aposentadoria para servidor público e meia-entrada para jovens estão entre os itens polêmicos remanescentes. Medidas provisórias obstruem votações na Câmara

Continue Lendo...

PSDB cobrará posição imediata de Aécio

Nas revistas: o passado bate à porta de Eduardo Campos

Stolen Blues Boys: na encruzilhada, um pacto com o Congresso


Ministros de Dilma caem, mas não são punidos

Sete ministros do governo Dilma Rousseff já deixaram o Planalto por causa de escândalos que vão de tráfico de influência a mau uso do dinheiro público


Charge do Duke (O Tempo)

Geddel Vieira Lima é vice-presidente da Caixa, mas continua mandando na Sudene e favorecendo a Bahia.

Carlos Newton



DO FUNDO DA MEMÓRIA (2): A legalidade das elites

Carlos Chagas


Alvo de denúncias de corrupção, o governador de Brasília procura um delegado ‘limpo’ para assumir a Polícia Civil do DF.

Carlos Newton


Oriente Médio divide potências

Países do Oriente Médio envolvem interesses que vão de Pequim a Washington. Veja algumas das posturas de grandes potências e do Brasil

Rússia e China vetam resolução da ONU contra presidente sírio


Mais 300 militares chegam na tarde deste domingo

Mais 300 militares chegam na tarde deste domingo

Militares estão vindo do Rio de Janeiro, Brasília e Recife

comentários

Salvador

Tropa da Elite da PF desembarca em Salvador

Tropa da Elite da PF desembarca em Salvador

Quarenta homens da PF desembarcaram na capital baiana para executar os mandados de prisão expedidos contra integrantes do movimento grevista da PM

comentários

Salvador

Primeiro mandado de prisão é cumprido

Primeiro mandado de prisão é cumprido

De acordo com nota enviada pelo governo, Alvin dos Santos Silva, que é lotado na Companhia de Policiamento de Proteção Ambiental (COPPA), foi detido

comentários

Salvador

Escolas particulares adiam volta às aulas

Medida foi adotada diante do clima de insegurança associado à greve dos policiais militares; governo mobiliza o Exército para manter o início do ano letivo na rede pública

comentários

Salvador

"Pedido de anistia é o salvo conduto pra barbaridade"

Com estas palavras governador da Bahia, Jaques Wagner, definiu que não haveria acordo sobre anistia para grevistas. Líder do movimento diminui reivindicações da pauta de seis para duas, mas mantém pedido de anistia




Nenhum comentário:

Em destaque

A Traição de Deeri do Paloma: Entre Moedas e Motivações

  A Traição de Deeri do Paloma: Entre Moedas e Motivações A narrativa da traição do prefeito Deeri do Paloma, envolta em áudios que ecoam a ...

Mais visitadas