Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

segunda-feira, agosto 15, 2011


MPF deve inocentar Colbert



Fica difícil entender

Carlos Chagas

Ao longo dos últimos anos a Polícia Federal construiu robusta imagem de seriedade e competência no exercício de suas funções, em especial investigando denúncias de corrupção e levando os responsáveis à barra dos tribunais. Tanto nos meios privados quanto nos governos, a PF causou e causa arrepios naqueles envolvidos em maracutaias, desvios, vigarices, roubos, contrabando e sucedâneos.

A instituição reciclou-se, depois de um período em que foi braço armado da ditadura, utilizada pelos detentores do poder para combater o terrorismo através de métodos truculentos e medievais. Virou uma versão melhorada do FBI americano e estendeu sua presença a todo o território nacional. Ninguém brinca com a Polícia Federal. Arrependem-se os raros que tentam subornar e envolver seus delegados e agentes.

Sucessivas operações vem obtendo êxito na elucidação de práticas deletérias adotadas no seio da máquina administrativa estatal e suas ligações com grupos e empresas privadas. Basta sair às ruas e verificar o respeito popular e os aplausos do cidadão comum a cada iniciativa objeto de investigações sigilosas, primeiro, depois reveladas em prol da moralidade pública.

Sendo assim, por que diabos os federais vem-se deixando levar por exteriorizações que só fazem empanar suas atividades? Que resultado obtém ao maltratar suspeitos, indiciados e até bandidos comprovadamente identificados? Algemas, transferências realizadas pela madrugada, camburões, fotografias humilhantes e divulgadas para a imprensa – esse conjunto depõe contra quem o promove e utiliza, muito mais do que contra os culpados transformados em vítimas.

As operações realizadas nos ministérios dos Transportes, da Agricultura e do Turismo, nas últimas semanas, despertaram apoio e até entusiasmo na opinião pública e na opinião publicada. Só que certos episódios dispensáveis, a elas ligados, geraram indignação. A presidente Dilma irritou-se, os partidos da base parlamentar do governo encontraram argumentos para misturar e contestar o conteúdo e as conclusões das investigações. Para que? Demonstrar que a Polícia Federal é um estado dentro do estado, não dá. Resolver dúvidas de poder entre a instituição e o ministério da Justiça, também não. Afinal, a subordinação é constitucional. Relembrar os anos de chumbo, de jeito nenhum.

Arriscam-se, os federais, a ver deitada ao mar parte da carga acumulada com tanta eficiência e sacrifício. Fica difícil entender.

***
O QUE É FAZER POLÍTICA?

Aceita-se que líderes dos partidos da base parlamentar do governo queixem-se de que a presidente Dilma “não faz política”, não os recebe como desejariam. Ninguém duvida de que, para eles, fazer política é assinar nomeações, distribuir favores, benesses, e liberar verbas para suas emendas individuais ao orçamento. Enquanto não se dedicar a essas práticas fisiológicas, às quais não pretende entregar-se, a presidente continuará recebendo críticas de “não fazer política”.

Paciência, é assim que as coisas funcionam depois de oito anos de governo do PT. O que não dá para entender é o ex-presidente Lula rezando pela mesma cartilha. Sugerindo que Dilma também “faça política”.

Breve emergirá o segundo monstro marinho desse lago empestiado. Daqui a pouco vão dizer “que o governo está perdendo a batalha da comunicação”. Outro expediente canhestro para justificar goelas abertas atrás de verbas de publicidade oficial que no passado eram distribuídas para aplacar apetites carnívoros. Também quebrarão a cara.



Dirceu não descarta hipótese de se candidatar



Congresso: cinco requerimentos de CPI aguardam assinaturas






Em destaque

Queda da popularidade traça limites para Lula, ao iniciar seu segundo ano

Publicado em 27 de março de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge do Baggi (Jornal de Brasília) Bruno Boghossi...

Mais visitadas