Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

quarta-feira, junho 29, 2011

Dilma, a base e outros flagrantes do poder

“Quanto à reforma política, não só o governo não suará a camisa por ela como parece cada vez mais descrente em sua aprovação na atual legislatura”


Só pra quebrar a rotina, em vez de um artigo, seguem alguns flagrantes do que ando vendo e ouvindo por aí.

Dilma na cova dos leões

Liberações de emendas parlamentares e apoio para as eleições do próximo ano são as duas principais razões das dificuldades que Dilma enfrenta no momento com a sua base no Congresso. No primeiro caso, trata-se de autorizar gastos represados pelo governo federal em nome do combate ao déficit público. No segundo, de respaldar pré-candidaturas e ajudar a costurar alianças capazes de viabilizá-las eleitoralmente.

A pauta que restará ao governo

No governo, sabe-se que as pressões tendem a crescer à medida em que as eleições municipais se aproximam, o que encolhe as possibilidades de emplacar neste ano medidas legais de impacto.

O governo se dará por satisfeito se conseguir aprovar ainda em 2011 as seguintes propostas legislativas:

- Plano Plurianual (PPA), ainda em preparação no Executivo para envio ao Parlamento, que estabelecerá as grandes linhas de investimento para o período 2012/2015 e, segundo um ministro, “será muito importante para fixar a marca do governo Dilma”.

- Comissão da Verdade, permitindo apurar crimes praticados durante a ditadura, e Lei de Acesso à Informação, afinal assegurando o fim do sigilo eterno de documentos públicos (após as idas e vindas do governo em torno do assunto), enterrando de uma vez por todas o entulho autoritário, algo igualmente simbólico para alguém que participou da resistência armada ao regime militar.

- Redefinição dos critérios para distribuição dos royalties do petróleo, de modo a pacificar uma questão que hoje causa tensão entre os estados.

- Mudanças no Código Florestal, sem a anistia para quem desmatou (o governo conta com o Senado para derrubar a anistia aprovada pela Câmara).

Tem quem acredite que a reforma tributária possa ser votada, mas somente em 2012. Quanto à reforma política, não só o governo não suará a camisa por ela como parece cada vez mais descrente em sua aprovação na atual legislatura. “Acho que a reforma política não sai porque o Congresso não vai se autorreformar”, resume uma fonte do governo (sobre o assunto, dá uma olhadinha no que publiquei aqui meses atrás).

José Sarney apaixonado

Homem metódico, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), é extremamente fiel a certos hábitos. Acorda sempre entre seis e sete da manhã. Lê o clipping das principais notícias preparado por sua assessoria. Dedica pelo menos uma hora do dia ao ofício de escrever (em um laptop), chega no Senado às 9h, e assim por diante. Com igual disciplina e previsibilidade, o octogenário político tem soltado a mesma infalível pergunta toda vez que seus assessores trazem algum fato novo ao seu conhecimento: “E como isso saiu na internet?”. Sarney está irremediavelmente apaixonado pela internet.

Ideli, ame-a ou deixe-a

É na base governista que se ouvem os comentários mais pessimistas e pesados sobre a ministra da Articulação Política, Ideli Salvatti, e as chances que ela tem de se sair bem no cargo. As críticas mais fortes vêm do PMDB e, curiosamente, da bancada do PT do Senado, que ela integrou até o último mês de janeiro. Já o governo segue apostando firme na ex-senadora. A avaliação predominante no Planalto é que ela tem experiência política e conhecimento suficiente do Congresso (e da base governista) para dar conta do recado.

* Jornalista, criou e dirige o site Congresso em Foco. Mais informações na seção Quem somos.

Outros textos do colunista Sylvio Costa*

Fonte: Congressoemfoco

Em destaque

Já temos motivos em dobro para temer turbulências climáticas assustadoras

Publicado em 28 de março de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Turbulências se intensificam mais rapidamente nos T...

Mais visitadas