Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

terça-feira, fevereiro 22, 2011

João se filia ao PP e mudanças virão

Fernanda Chagas

Surpreendendo o meio político baiano, o prefeito João Henrique anunciou ontem seu ingresso no Partido Progressista (PP) e não no Partido Verde (PV), conforme era esperado. O martelo foi batido, digamos que “na calada da noite”, após o prefeito ter recebido em seu gabinete o ministro das Cidades, Mário Negromonte, o deputado federal João Leão, os deputados estaduais Mário Júnior e Kaká Leão e o secretário regional do PP, Jabes Ribeiro.

A expectativa é que até o dia 12 de março o enlace seja selado de forma oficial. No entanto, passada a euforia de escolha de nova morada de João, possibilidades latentes de mudanças na administração municipal, conforme a Tribuna da Bahia já havia antecipado, vem à tona com a filiação do prefeito às hostes progressistas. Circula nos bastidores do Palácio Thomé de Souza, que o apetite do PP será grande e, inicialmente, pleiteará pelo menos duas importantes pastas na Prefeitura.

Além da Seplag, reivindicariam o remanejamento de Marcelo Abreu, da Secretaria de Infraestrutura. Abreu, ao contrário do que muitos pensam, não seria da cota do PP, mas sim da deputada estadual Maria Luíza. Desde 2006, quando foi substituído por Kaká Leão para disputar a prefeitura de Lauro de Freitas, não se bica com João Leão, que é acusado de ter orquestrado toda a operação na ocasião. Rachado, o grupo, até aquele momento hegemônico no município, sofreu fragorosa derrota para a petista Moema Gramacho, prefeita da cidade por dois mandatos. Para o lugar de Abreu, estaria certa a ida de Antonio Abreu, ex-secretário de Planejamento, que é ligadíssimo a João Leão.

O até então secretário de Infraestrutura, no entanto, não ficaria desamparado. Informações dão conta de que ele seria alçado a novo titular da Casa Civil, como parte da cota pessoal do prefeito, leia-se Maria Luíza. No rol das investidas do Partido Progressista estaria ainda a Sesp, o segundo maior orçamento do município. Dirigentes progressistas negam que a união tenha sido em troca de cargos.

“Nossa preocupação é com a cidade, motivo por que deixamos nas mãos do prefeito qualquer indicação por parte do PP”, disse o secretário-geral do partido, Jabes Ribeiro.

Também sem querer polemizar em torno da participação da legenda no Executivo municipal, Negromonte se limitou a dizer que João “é um quadro muito importante para o partido, o prefeito da terceira maior cidade do país. Somos o terceiro maior partido em votos da base aliada do governo federal e o segundo da base aliada do governo estadual. O governador da Bahia tem ciência desta filiação e está contente”, afirmou.

O prefeito, por sua vez, destacou que “é uma honra me filiar ao PP, que tem experiências exitosas de administrações municipais e contribuirá muito para a cidade”.

Verdes descartam constrangimento

Embora o presidente do PV, Ivanilson Gomes, não tenha admitido, o ingresso do prefeito João Henrique no PP surpreendeu os verdes, que anteriormente haviam negado o pedido de abrigo do gestor.

Em entrevista à Tribuna, publicada na edição de ontem, o dirigente, inclusive, já reavaliava a possibilidade de voltar atrás e dar abrigo a João. Entretanto, ontem, ao ser questionado pela reportagem da TB, Ivanilson disse que a filiação de JH na sigla progressista não trouxe surpresas, nem tampouco constrangimentos ao PV.

“Até mesmo porque ele já dizia que tinha outras opções. Evidentemente, ele tinha uma posição favorável de ingresso no PV, mas naturalmente encontrou mais tranquilidade no PP, que é aliado ao governo e tem musculatura política. A nós só resta desejar a ele sucesso”, enfatizou. (LM)

Fonte: Tribuna da Bahia

Em destaque

Prefeito de Igaci é condenado por injúria e difamação contra vereador e também deve responder à queixa crime

  22/04/2024 18:15 - Justiça Por  Com assessoria O prefeito do município de Igaci, José Petrúcio Oliveira, foi condenado pelos crimes de inj...

Mais visitadas