Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

segunda-feira, janeiro 24, 2011

Dilmismo não é maior que petismo: apenas, diferente

Carlos Chagas
¼br /> Sem ser monumental, muito menos cercada de confetes e lantejoulas, parece de singular importância a festa dos 31 anos de criação do PT, no próximo 10 de fevereiro, em Brasília. Menos porque Dilma Rousseff e o Lula se encontrarão formalmente, já que de forma reservada eles vem conversando, mais porque a presidente da República terá oportunidade de fazer denso pronunciamento, o primeiro em seguida a seu discurso de posse.
¼br /> Dilma poderá definir os limites do seu relacionamento com o partido, já que apesar da lua-de-mel vivida até hoje, são quantidades distintas. O PT tem consciência de que, sendo governo, não é o governo. Procura ampliar seus espaços, até obtendo sucesso, mas estará em plena temporada de preenchimento dos cargos de segundo escalão, se a presidente não a tiver prorrogado para mais tarde.

Espera-se dela, na ocasião, uma palavra de carinho para os companheiros, mas, no reverso da medalha, e com ternura, uma espécie de “chega para lá”. Sabe que para o sucesso de seu mandato precisará evitar a impressão de que o PT tomou o poder, impressão que alguns líderes mais açodados procuram transmitir. Em especial a bancada de deputados federais, agora a maior na Câmara, e alguns senadores recém-eleitos, imaginam-se condôminos do governo, coisa que não é verdade.
¼br /> Ciosa de sua obrigação de ser “a presidente de todos os brasileiros”, Dilma jamais ignorou a necessidade de evitar a impressão de estar sendo manipulada pelos companheiros. Não há nem haverá partido único em sua gestão, mesmo enfrentando dificuldades muito superiores às que o Lula enfrentou, por conta da popularidade dele.

O lulismo sempre foi maior do que o petismo, e o dilmismo precisa, ao menos, ser diferente. Traduzindo: quem manda é ela, ou assim pretende que seja. De olho nessa operação complicada estão o PMDB, o PSB e penduricalhos, para os quais tudo se resume no número de cargos postos à disposição do conjunto.
¼br /> ANJOS DA GUARDA?
¼br /> De Belo Horizonte chegam informes referentes ao encontro de Antônio Anastasia com Dilma Rousseff, semana passada. Talvez nem precisassem ter falado, mas a verdade é que vivem situação parecida. O governador mineiro deve seu passado, seu presente e até seu futuro ao hoje senador Aécio Neves. Sua fidelidade é infinita. Vale o mesmo para a presidente da República com relação ao Lula.
¼br /> No entanto… No entanto, são os atuais detentores do poder federal e estadual. Possuem visão clara do relacionamento umbelical com seus criadores, mas jamais dispostos a abrir mão de sua autoridade e de seu comando. Complicada a equação, também na dependência da postura de Aécio e do Lula. Eles não podem passar de, no máximo, mostrar as asas de anjos da guarda, mesmo assim deixando o livre arbítrio por conta de seus protegidos.

Até agora, diga-se, ex-governador e ex-presidente tem-se comportado exemplarmente, sem exteriorizações ou sequer comentários a respeito da performance de seus sucessores.
¼br /> ESTICANDO A CORDA
¼br /> O ministro da Fazenda, o general chefe do Gabinete de Segurança Institucional, o ministro da Defesa, o ministro da Educação… Até agora eles receberam reprimendas tornadas públicas e foram contrariados em declarações e diretrizes, pela presidente Dilma Rousseff, mas permaneceram em seus cargos. Já o indigitado Pedro Abramovay viu-se catapultado do segundo escalão, da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas.

A chefe do governo não hesita em esticar a corda, nesse cabo de guerra com seu próprio ministério. Aguarda-se quando acabará dispensado o primeiro ministro da equipe, se dispuser de pavio curto ou se seu pecado tiver sido mortal, não venial.
¼br /> MENTIRAS
¼br /> Em política externa todos mentem, fora raras exceções. O problema é que uns mentem para esconder suas deficiências e seus defeitos, enquanto outros mentem para acobertar suas virtudes e qualidades.
¼br /> O Brasil, desde a Nova República, tem sido exemplar na salvaguarda dos direitos humanos, no respeito pela liberdade do indivíduo, no culto às diversidades ideológicas. Já o Irã prima por exaltar a censura, a imposição do pensamento único e a dominação das massas por uma só diretriz.
¼br /> Por que precisamos, então, ignorar as mazelas daquele regime e omitir, no relacionamento com Teerã, as qualidades do nosso, aqui vigentes? O princípio da autodeterminação dos povos é sagrado, mas o respeito à verdade, mais ainda…

Fonte: Tribuna da Imprensa

Em destaque

Queda da popularidade traça limites para Lula, ao iniciar seu segundo ano

Publicado em 27 de março de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Charge do Baggi (Jornal de Brasília) Bruno Boghossi...

Mais visitadas