Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

terça-feira, novembro 30, 2010

Nos usuários a força do narcotráfico

Carlos Chagas

Em meio às explosões de euforia, de resto, justas, vem o comentário feito pelo ator Raul Solnado, em seguida à revolução democrática em Portugal: “Depois da festa dos cravos, deve-se esperar a conta do florista..” Informaram as autoridades fluminenses a apreensão de toneladas de maconha, cocaína e crack. Até mostraram partes recolhidas na Vila Cruzeiro e no Complexo do Alemão. A conclusão é de que haveria, como há, consumidores para tanto e muito mais. São centenas de milhares, no Rio e fora do Rio, sem os quais os bandidos não existiriam. Combater o narcotráfico sem considerá-los equivale a enxugar gelo ou ensacar fumaça. Por mais que a polícia e as forças armadas ocupem as favelas, o comércio de drogas permanecerá. Novos chefes do tráfico assumirão, novas bocas de fumo emergirão, quando não se sofisticarem as entregas a domicílio.

Fazer o quê? Não dá para mobilizar policiais e soldados, muito menos tanques, helicópteros e carros de assalto para imobilizar os viciados. Eles estão em toda parte, nas mansões e nas residências simples, nas universidades e nos escritórios. Até nas variadas repartições públicas. Prendê-los? Não haveria cadeias que bastassem. Muito menos hospitais, para quantos sustentam tratar-se de doentes necessitados de cuidados médicos.

Eis a força do narcotráfico: os usuários. Há quem imagine a liberação da venda e do uso das drogas, mas essa iniciativa apenas mudaria o traje dos traficantes. Trocariam as bermudas e sandálias de dedo pelo terno e gravata. Os fuzis contrabandeados dariam lugar aos talões de cheque e aos cartões de crédito. Identificá-los e puni-los com penas de prestação de serviço comunitário poderia constituir-se numa solução, mais pelo constrangimento de serem apontados pelos vizinhos, amigos e parentes do que propriamente por ajudarem velhinhos nas filas do INSS. Mesmo assim, quantos viciados dariam de ombros? �

EVAPORARAM

Espantam-se quantos assistiram pela televisão as imagens daquele monte de traficantes fugindo pelo meio do mato, da Vila Cruzeiro para o Complexo do Alemão. Porque eram, conforme os cálculos da polícia, pelo menos quatrocentos. Somados a outros em igual ou maior número, instalados no Alemão, chegariam a quase mil, comprovadamente delinqüentes. Como explicar que dois dias depois, na segunda operação, bem mais ampla, nem cem deles foram presos? Ou se reconhece estar o narcotráfico estrategicamente tão bem preparado para dar fuga a seus integrantes, de um favelão já cercado pelos soldados, ou só restará a conclusão de que descobriram o elixir da invisibilidade. Imaginar que escaparam pelas redes de esgoto não dá, porque favela não tem esgoto. Nem cavernas capazes de abrigar multidões.

MÉRITO PARA JOBIM

Pode ser que o presidente Lula tenha sugerido a continuação de Nelson Jobim antes dos acontecimentos na Vila Cruzeiro e no Complexo do Alemão, mas a decisão tomada por Dilma Rousseff, de manter o ministro da Defesa, sedimentou-se depois da entrada de tanques e soldados da Marinha e do Exército naquelas duas favelas. Foi Jobim que conseguiu impor aos comandantes das forças armadas profunda mudança nas concepções vigentes, de que elas não existem para subir o morro. Subiram, portanto existem. A Marinha saiu na frente, evidenciando o Corpo de Fuzileiros Navais como tropa de elite. O Exército demorou um dia, mas enviou seus praças mais bem preparados, os paraquedistas.

O ministro encontra-se no exterior. Quando voltar receberá os cumprimentos. Ainda que nenhuma informação tenha vazado, admite-se que serão mantidos os três comandantes das forças.�

PRESSÕES�

No futuro governo e até em setores do PMDB, registram-se pressões para o vice-presidente Michel Temer renunciar à presidência do partido. Parece difícil, já que o ainda deputado não concorda. Sua força repousa tanto no cargo que vai ocupar quanto no que exerce há anos. E para quem alega não haver precedente em nossa crônica política, é bom lembrar que João Goulart, por dois mandatos, foi vice-presidente da República e presidente do PTB. E, de quebra, presidente do Senado, função que a Constituição de 1946 dava ao substituto do presidente. Era uma forma de integrar Legislativo e Executivo, que a Constituição de 1967 extinguiu.

Fonte: Tribuna da Imprensa

Em destaque

Já temos motivos em dobro para temer turbulências climáticas assustadoras

Publicado em 28 de março de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Turbulências se intensificam mais rapidamente nos T...

Mais visitadas