Certificado Lei geral de proteção de dados

Certificado Lei geral de proteção de dados
Certificado Lei geral de proteção de dados

segunda-feira, novembro 29, 2010

A moda precisa pegar

Carlos Chagas

Agora que o Complexo do Alemão foi tomado em operação relâmpago pelas polícias do Rio e tropas federais, ficou claro que o poder público, quando quer, pode. Não que os futuros entreveros com o narcotráfico venham a apresentar resultados tão fáceis assim, mas ficou clara a prevalência da lei sobre o crime. Seria bom se a moda pegasse, não apenas diante de outros focos do narcotráfico, mas também frente a outros tipos de bandidagem, como o contrabando. A maior lição dos acontecimentos da semana passada, porém, flui em dois caudais: a integração dos serviços de inteligência e o novo posicionamento das Forças Armadas diante da realidade nacional.

Ficou claro que a troca de informações entre as diversas instituições da segurança pública, estaduais e federais, possibilita o enfrentamento com sucesso de quaisquer obstáculos e adversários, a começar pelas forças irregulares internas, em seus diversos níveis de capacitação militar.

Em paralelo, tornou-se óbvio que Exército, Marinha e Aeronáutica saíram da casca e não poderão mais refluir para uma permanência voltada exclusivamente para conflitos externos. A defesa da segurança pública sempre foi necessidade absoluta. Evidência maior registrou-se no apoio da população à operação conjunta dos últimos dias, no Rio.

VAI DEMORAR

Surpresas sempre acontecem, mas tudo indica que não será esta semana que a presidente Dilma Rousseff anunciará a totalidade do novo ministério. Falta conter a ânsia dos partidos da base governista em obter cargos, atropelando-se numa disputa que seria cômica se não fosse trágica. PT, PMDB, PSB, PP e PC do B precisariam de um ministério de pelo menos 50 pastas e, mesmo assim, não se satisfariam. Do que menos cuidam é de selecionar indicados com competência específica para os ministérios. Fixam-se nos orçamentos e nas verbas de cada setor, o que faz até pensar em intenções pouco claras.

Dilma Rousseff já enfrenta problemas com as sucessivas indicações do presidente Lula para a continuação de uma série de ministros, ainda que o critério do primeiro-companheiro venha sendo o da competência. Somando essa evidência à sofreguidão dos partidos, o resultado poderá ser um meio-ministério, ou um ministério insosso, amorfo e inodoro. Utilizando o tempo em seu favor, selecionando, reagindo e até rejeitando indicações, a presidente eleita dá provas de pretender resistir aos pratos-feitos. Tomara que consiga.

Fonte: Tribuna da Imprensa

Em destaque

Já temos motivos em dobro para temer turbulências climáticas assustadoras

Publicado em 28 de março de 2024 por Tribuna da Internet Facebook Twitter WhatsApp Email Turbulências se intensificam mais rapidamente nos T...

Mais visitadas